Bariloche, na Argentina, é reconhecida mundialmente por sua temporada de neve e pelas paisagens de inverno, mas também abriga atrações turísticas que podem ser visitadas em outros períodos do ano. Na primavera, por exemplo, o destino revela uma beleza única. Com o derretimento da neve e o despertar da natureza, a cidade rodeada por lagos e montanhas oferece uma variedade de atividades ao ar livre, que são marcadas por paisagens cheias de cores, aventura e sol.
Para quem pensa em viajar para a cidade argentina em períodos que não são de alta temporada, algumas das opções de passeios são caminhar pelo Centro Cívico ou pela rua Mitre, que reúnem diversas lojas de presentes e chocolaterias. Alternativa ainda é visitar a Catedral de Bariloche (igreja Nossa Senhora de Nahuel Huapi) ou as cervejarias, que são destaques nacionais e fazem parte da rota cervejeira.
A pesca também é comumente realizada em Bariloche, por conta da grande quantidade de rios e lagos na cidade, que permitem ainda a realização de atividades de aventura, como rafting no rio Manso, passeios de caiaque, canoas e stand-up rafting no rio Limay. Navegar pelas águas azuis do lago Nahuel Huapi é outra opção para explorar a hidrografia de Bariloche. Os trajetos permitem conhecer a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes ou o Porto Blest, a cachoeira dos Cántaros e realizar o Cruce Andino, que percorre a Cordilheira dos Andes.
Ainda para quem gosta de aventura, a cidade argentina possui atrações pensadas para desfrutar a natureza, como cavalgadas na estepe patagônica ou no bosque, arvorismo e tirolesa, além de trilhas até as montanhas mais tradicionais, como Cerro Catedral, Cerro Otto, Cerro Lopez, Cerro Campanario e Cerro Tronador, ou até a Reserva Natural Urbana Laguna Él Trébol, que possuem vistas singulares da região.
Os passeios na natureza também fazem parte do roteiro de primavera de Bariloche. Uma dica é visitar a região de São Pedro, onde é possível contemplar a beleza das flores e das montanhas em um único cenário, ou ainda o campo de tulipas. Outra opção bastante requisitada é fazer um piquenique ao ar livre, apreciando as paisagens e degustando a gastronomia da Patagônia. O passeio pelo Circuito Chico é outro atrativo da cidade. O trajeto é considerado o city tour das paisagens de Bariloche, percorrendo 65 km da margem sul do lago Nahuel Huapi.
Na primavera, que se encerra em 20 de dezembro, os dias começam a ficar mais longos e há um aumento progressivo da temperatura, que fica entre 7ºC e 20ºC. Os interessados em conhecer mais as atrações da cidade podem acessar o site do Turismo de Bariloche.
Mais informações em: barilocheturismo.gob.ar/br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Emprotur Bariloche