Ícone do site Qual Viagem

Praias, montanhas e monumentos: o que fazer na Sicília

Fishing port with old wooden fishing boats docked at the marina in summer in Castellammare del Golfo in Sicily, Italy

A Sicília é uma das pérolas do sul da Itália. E a natureza parece ter destinado a esta terra suas maiores maravilhas: montanhas, colinas e, sobretudo, o mar, com suas cores incríveis e a transparência de suas águas.

Foto por iStock / e55evu

Nesta região, o Mediterrâneo oferece cenários, aromas e sabores tão únicos e intensos que somente a natureza pode dar. A Sicília é conhecida pela beleza de seu território e pela natureza, tradição, arte e história. Um encanto também enriquecido pela preciosa evidência arqueológica que conta as origens antigas de Trinacria (antigo nome da Sicília) e pelos muitos monumentos que foram capazes de resistir ao longo dos séculos.

Natureza

A Sicília oferece uma infinidade de lugares para visitar, variando entre natureza, história e tradição. Entre as peculiaridades deste território estão seus dois vulcões, o Stromboli e o Etna – este último é o maior vulcão ativo da Europa. Suas erupções espetaculares criaram, ao longo dos séculos, paisagens únicas no mundo.

Foto por iStock / Alberto Masnovo

Os interessados ​​na paisagem podem escolher entre as áreas protegidas dos parques regionais do Etna, Madonie e Nebrodi, e o paraíso vulcânico de Pantelleria, pontilhada de vistas encantadoras, como as da “Pertusa di Notaro” (caverna que exala ar fresco) e o característico dammusi (edifícios típicos de pedra de lava).

Foto por iStock / trabantos

O Valle del Bove, com seus muros de até 1.000 m de altura, a Grotta del Gelo, com o único exemplo de geleira perene existente nessas latitudes, e o Gole dell’Alcantara, uma densa rede de canais rochosos atravessados ​​pelas águas frias de seu rio, são algumas das maravilhas que podem ser admiradas visitando este gigante da natureza.

Ilhas Eólias

Foto por iStock / luiginifosi

As ilhas que cercam a Sicília são numerosas e cheias de charme. As Ilhas Eólias foram inseridas em 2000 na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. O arquipélago consiste em sete ilhas (Lipari, Vulcano, Stromboli, Salina, Filicudi, Alicudi e Panarea) e uma série de ilhotas e recifes de vários tamanhos.

Foto por iStock / kruwt

A história das Ilhas Eólias está diretamente ligada aos vulcões, os “artistas” que criaram essas esplêndidas obras da natureza, onde é possível mergulhar no azul profundo do mar, fazer caminhadas nas cavernas espalhadas pelas costas e relaxar nas pequenas praias banhadas pelas águas cristalinas, antes de se dedicar à excelente culinária local rigorosamente baseada em peixes.

Agrigento

Foto por iStock / Xantana

O vale dos templos em Agrigento é uma área arqueológica, outro tesouro da humanidade certificado pela UNESCO, imersa no verde das oliveiras, amendoeiras, cítricos e vinhedos que se estendem em direção ao mar. Seus monumentos imponentes e elegantes remetem à atmosfera de 2.500 anos atrás, quando eram um centro de poder e de cultura.

Siracusa

Foto por iStock / MariusLtu

Na costa sudeste da Sicília está localizado mais um patrimônio da UNESCO, juntamente com a necrópole de Pantalica. Esta colônia grega antiga tem vista para um sugestivo porto natural fechado a leste pela ilha de Ortigia, o núcleo urbano mais antigo. Cada canto da cidade de Siracusa oferece preciosas evidências arqueológicas que evocam o esplendor da Magna Grécia. Em Siracusa e nas Ilhas Eólias, há dois outros locais da UNESCO que devem ser visitados: as oito esplêndidas cidades barrocas tardias de Val di Noto e a Villa Romana del Casale.

Taormina

Foto por iStock / andras_csontos

No entanto, se você pretende passar apenas um dia na Sicília, Taormina é um local imperdível para visitar. É apenas uma paisagem, mas uma paisagem na qual tudo o que parece ter sido criado na Terra seduz os olhos, a mente e a imaginação. Assim, o famoso escritor francês Guy de Maupassant descreve Taormina. Algumas palavras que encerram a essência desta pequena joia a meio caminho entre Messina e Catânia.

Foto por iStock / j-wildman

O protagonista indiscutível desta terra antiga e esplêndida é inquestionavelmente o mar , para ser experimentado de mil maneiras diferentes: relaxar em uma das muitas praias que a região costeira oferece, explorar seus maravilhosos fundos do mar ou ser levado pelas ondas e pelo vento com windsurf ou kitesurf.

Foto por iStock / trabantos

Ali a força do mar, combinada com a do vento, oferece a oportunidade de experimentar a emoção de “correr” ou até “voar” nas águas cristalinas que envolvem as costas de San Vito lo Capo, Mondello, Cefalù, Marina de Ragusa, Taormina, Ilhas Eólias, Pantelária, Lampedusa e Ustica.

Trekking, trilhas a cavalo, bicicletas e golfe

Para quem gosta de trekking, uma excursão guiada pelos parques naturais da Sicília é certamente uma experiência a não perder. E quem não gosta de caminhar, pode optar por explorar esses lugares maravilhosos a cavalo ou de bicicleta de montanha.

Também deve ser enfatizado que nos últimos anos a Sicília também se tornou um destino importante para os amantes do golfe. De fato, existem vários campos de golfe neste território, onde o famoso Aberto da Sicília acontece todos os anos.

Os banhos

O Belpaese sempre foi considerado um dos destinos mais procurados pelos entusiastas do spa termal, uma forma de medicina natural que existe na Itália desde a época dos romanos antigos. Terra de água e vulcões, a Sicília oferece uma grande variedade para quem quer relaxar, regenerando-se com tratamentos terapêuticos e de beleza. Entre as mais famosas estão as de Sciacca, com a Stufe di S. Calogero, cavernas onde essa quantidade de vapor é concentrada para atingir uma temperatura de cerca de 40°C, ou a Terme di Acireale, onde as águas subterrâneas do mar se misturam com as sulfurosas do Etna.

Locais de literatura

Para os amantes do turismo cultural, a Sicília é uma fonte inesgotável de conhecimento, história, arte e cultura. Grandes escritores como Salvatore Quasimodo, Giovanni Verga, Luigi Pirandello, Leonardo Sciascia e Tomasi di Lampedusa, encontraram a inspiração para escrever grandes obras, como “Il Gattopardo” ou “I Malavoglia“.

Templos e história

Foto por iStock / Isaac74

Quem quiser mergulhar no passado pode optar entre os templos gregos de Selinunte e Siracusa e os de Agrigento e Imera, entre o teatro greco-romano de Taormina e as catedrais normandas, especialmente em Palermo (igrejas de Martorana, de San Giovanni degli Eremiti e San Cataldo).

Para os interessados ​​em tradição, uma visita a Acireale é imperdível, para apreciar o espetáculo da Opera dei Pupi (teatro de marionetes siciliano), que conta as histórias de Orlando Furioso.

Festivais e feiras

Extensas também são as escolhas para quem gosta de festivais e eventos culturais. No cenário maravilhoso do antigo teatro de Taormina, todos os anos são organizados inúmeros eventos, incluindo o famoso Festival de Cinema.

O calor e a alegria da vida dos sicilianos se manifestam em toda a sua exuberância nas celebrações dedicadas ao Carnaval, a festa mais alegre e colorida do ano, além de ser reconhecido por seu talento criativo e originalidade com que são exibidos os muitos carros alegóricos em papel machê ou infiorati, acompanhados por máscaras alegres e coloridas.

Existem também numerosos festivais dedicados aos santos padroeiros da Sicília, uma mistura de fé, folclore e tradição que conta a profunda devoção religiosa dos sicilianos. A Festa de Santa Rosalia em Palermo e a Festa de Sant’Agata em Catânia são alguns dos muitos eventos que são comemorados em toda a região todos os anos.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / J2R

Comentários

Sair da versão mobile