Ícone do site Qual Viagem

Praia, cidade e selva: não faltam motivos para conhecer Puerto Vallarta

Puerto Vallarta tem o charme das cidades costeiras do México. As cores das águas, das areias, variadas opções gastronômicas, vida noturna e esportes para curtir sozinho ou em grupo. Mas, algo faz com que esta cidade se destaque em relação às demais: sua selva. Nas montanhas que fazem parte das paisagens, a selva tropical dá um charme diferente.

As praias escondidas que só podem ser acessadas por mar também são uma característica que atrai os turistas. Assim como o Malecón, onde o encanto de Puerto Vallarta se resume em um só lugar. Estes são os três pontos mais atrativos para umas férias neste destino.

Dia de praia

Puerto Vallarta tem muitas belas praias para aproveitar o sol e as águas azuis da Bahía de las Banderas. Quando o Oceano Pacífico banha as areias claras, a paisagem coberta de vegetação oferece os melhores momentos para relaxar ou desfrutar de atividades aquáticas.

Para curtir em família, as praias das Conchas Chinas e Colomitos são ideais com suas águas calmas turquesas, esmeraldas e transparentes. A cinco minutos da cidade, Conchas Chinas é um lugar ideal para desfrutar do contato com a natureza, já que é Blue Flag, o que significa que a proteção e preservação da água e do meio ambiente é uma prioridade. Portanto, você não pode praticar esportes aquáticos, embora isso não ofusque o charme das piscinas naturais e inexploradas cercadas por rochas.

A beleza de Colomitos não fica atrás. Fica escondida entre montanhas e, embora seja conhecida como a menor do México, cada espaço que a compõe, apaixona. Ao seu redor não há restaurantes ou mercearias, por isso é melhor sair com suprimentos para passar o dia.

Outras praias encantadoras de Puerto Vallarta são Yelapa , Los Muertos, Las Caletas, Las Ánimas, a cinematográfica Mismaloya, Quimixto com sua cachoeira, Boca de Tomatlán e Playa de Oro. Todas têm paisagens que chamam atenção e em muitas delas você pode fazer atividades como snorkeling ou mergulho. Se o plano é curtir só o som da água, Majahuitas e Tehuamixtle são as indicadas.

Para desfrutar da vida natural, o Parque Nacional Islas Marietas é ideal. Pode ser alcançado após uma curta navegação de Puerto Vallarta. Duas ilhas, conhecidas como Isla Redonda e Isla Larga, são o habitat de espécies marinhas como a baleia jubarte e colônias de milhares de aves marinhas que vêm para as ilhas para se reproduzir. Devido à sua localização, é um espaço super rico em biodiversidade, pois recebe águas do Pacífico central e sul do México, do Golfo da Califórnia e do Pacífico de Baja California.

A selva do ar

Tirar os pés da água para colocá-los no chão no meio da selva virgem não é perda de tempo. Nada melhor do que sobrevoá-la em uma tirolesa e cruzar o ar entre árvores e rios que abrigam um grande número de espécies animais e vegetais.

Nesta região, o clima tropical é uma das principais razões pelas quais a Sierra Madre Ocidental é coberta de vegetação até o Pacífico, o que significa que a maioria dos destinos é acessado apenas por água. E o ecoturismo é uma atividade muito atrativa para os visitantes que decidem descobrir todos os atrativos naturais de Puerto Vallarta.

Ao sul da cidade, a praia de Mismaloya é cercada por montanhas cobertas por uma das selvas mais exuberantes. Assim como em outros destinos semelhantes, as espécies mais frequentes são lagartos, tatus, quatis e aves como o Black-throated Magpie Jay que chama a atenção com seu azul intenso, entre outras espécies. Várias empresas oferecem passeios que incluem caminhada pela selva, tirolesa sobre a vegetação e banho em cachoeiras e rios de água doce. E uma pequena joia no caminho: a vista panorâmica da Bahía de Banderas do alto da selva é incrível.

Caminhando pelo Malecón

Sempre cercado pelo esplendor da natureza, o Malecón de Puerto Vallarta combina as cores das construções coloniais, os telhados laranja-avermelhados e o azul intenso do mar em seus 1.500 metros. É um dos famosos passeios de qualquer viagem a esta cidade.

Lojas, restaurantes, bares e galerias de arte são o ponto de encontro para desfrutar de atividades muito urbanas. A arte também marca presença neste espaço, onde esculturas e obras coloridas chamam a atenção ao longo do percurso que tem montanhas e o Pacífico ao fundo.

A vida noturna é iluminada no Malecón com boates e discotecas. Além disso, uma noite romântica à luz de velas com o som do mar ao fundo é um plano ideal. Porém, ao longo do dia este passeio pedestre ilumina-se com a magia dos seus aromas, cores e vivências.

Onde se hospedar

Depois de viver uma aventura exótica neste destino, muitos turistas optam por um plano all inclusive antes de voltar de férias. O Hard Rock Hotel Vallarta é uma das opções mais luxuosas e confortáveis a apenas vinte minutos da cidade. Este All Inclusive dispõe de quartos e suítes com vista para as águas da Bahía de las Banderas, que fundem o estilo clássico com o tradicional mexicano, rock e conforto. Além disso, dentro do complexo há restaurantes com opções gastronômicas cosmopolitas, spa, academia e sauna. E, para não deixar nada ao acaso, pode ainda escolher entre as aventuras que o hotel organiza para fazer durante o dia, como conhecer golfinhos, passear pela cidade ou fazer arvorismo.

Mais informações: hardrock.com

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile