Portugal é um país repleto de igrejas e santuários. O patrimônio religioso impressiona pela grandiosidade e arquitetura primorosa. É uma parte tão rica em cultura e história de Portugal que não é de interesse apenas dos devotos, mas de todos os turistas que visitam o país. Durante toda essa semana, publicaremos uma série de matérias sobre o turismo religioso em Portugal.
Porto
A cidade do Porto é uma das mais encantadoras de Portugal, com seu centro histórico classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Entre os seus muitos templos, um dos mais importantes é a Sé Catedral do Porto, igreja-fortaleza do século XII. Há ainda alguns elementos barrocos, muitos deles em ouro, que datam dos séculos XVII e XVIII.
Talvez o santuário mais impressionante seja a Igreja de São Francisco, um dos maiores destaques do barroco português. Todo seu interior é esculpido e possui um revestimento dourado, que parece puro ouro. Já a Igreja de Nossa Senhora da Lapa é onde fica o mausoléu com o coração de D. Pedro IV, Rei de Portugal e 1º Imperador do Brasil.
Coimbra
A cidade universitária de Coimbra possui não só uma, mas duas igrejas da Sé: a Sé Velha, do século XII, e a jesuítica Sé Nova, do século XVII. No Carmelo de Santa Teresa encontra-se o Memorial da Irmã Lúcia, onde viveu e morreu a pastorinha das aparições de Fátima, de 1917.
Em Coimbra, é muito popular o culto à Rainha Santa, D. Isabel, que começou em 1336, graças aos milagres que lhe foram atribuídos. Canonizada em 1625, foi sepultada no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha. Hoje, é venerada numa urna de prata e cristal no Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova. Em julho, nos anos pares, a cidade celebra as Festas da Rainha Santa. As festividades duram cerca de um mês e incluem espetáculos, exposições, feiras e muito mais, além da procissão em homenagem à padroeira.
Lamego
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios surge no alto de um morro, acessível por uma escadaria barroca com mais de 600 degraus. Todo o entorno do santuário destaca-se pela beleza, com muitas árvores, uma fonte em granito, patamares com estátuas e esculturas, azulejos portugueses e um obelisco. A grande Romaria ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, acontece entre agosto e setembro.
Já a Catedral da Sé apresenta, tanto em sua fachada como em seu interior, elementos de vários estilos e épocas, do romântico ao gótico e barroco. A Igreja de Santa Cruz é uma das maiores de Lamego, com o interior trabalhado em ouro e azulejos.
Mais informações em: visitportugal.com
Texto por: Patrícia Chemin, com informações do Visit Portugal.
Foto destaque por: iStock / Tetyana Bondar