Um dos principais destinos do sul da Bahia, Porto Seguro possui inúmeras belezas naturais e uma grande importância histórica que remete ao ano de 1500. Localizada na região turística da Costa do Descobrimento, a cidade é conhecida como destino animado e repleto de jovens, mas oferece também refúgios tranquilos em seus três principais distritos: Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.
Em Porto Seguro, não deixe de visitar as praias da Orla Norte, como a da Ponta Grande, de Itacimirim, de Taperapuan, do Mundaí e do Mutá, que seguem até a divisa com Santa Cruz Cabrália. São caracterizadas pelas animadas barracas de praia, com muita música e deliciosa culinária baiana – as principais ficam em Taperapuan. Da Praia do Mutá saem barcos que levam até um banco de corais próximo, a Coroa Alta. No píer municipal, durante a maré baixa, pegue uma escuna até o Parque Marinho de Recife de Fora, um enorme recife de corais onde é possível nadar em piscinas naturais no meio do mar.
O turismo cultural também é destaque em Porto Seguro. No centro, a área chamada de Cidade Histórica reúne construções da época do Descobrimento e do Brasil colônia e é considerada o primeiro núcleo habitacional do país. Patrimônio Nacional, o lugar é como um museu ao ar livre, com casas antigas, o Marco do Descobrimento, igrejas, como a Igreja Nossa Senhora da Pena, e o Museu de Porto Seguro.
Vale visitar também o Memorial da Epopeia do Descobrimento, que possui uma réplica da embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Já a Passarela do Descobrimento é repleta de casas coloridas de arquitetura colonial que hoje abrigam restaurantes, lojas e pousadas. Por ali também acontece uma feira de artesanato.
Ao seguir na direção sul, surge o distrito de Arraial d’Ajuda, uma vila tranquila com ares rústicos e praias paradisíacas de areia branca, falésias e água morna. O centro, em torno da Rua do Mucugê, é repleto de lojinhas de artesanato, pequenos restaurantes aconchegantes e pousadas charmosas. A Praia do Mucugê, com boas barracas de praia, recebe o maior número de turistas. Já as de Taípe, de Pitinga e do Apaga-fogo são mais pacatas. Vale também se divertir no parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque.
A vila de Trancoso caiu no gosto de turistas do mundo inteiro por ser considerado um refúgio paradisíaco. O maior agito acontece no Quadrado Histórico. Próximo das praias há apenas alguns hotéis, pousadas e restaurantes. Com extensos coqueirais e águas cristalinas, algumas praias possuem formações de corais e piscinas naturais, como a de Itaquena e a dos Coqueiros. Ao sul, perto de Caraíva, fica a Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Nordeste.
Próximo a Cumuruxatiba, Caraíva é o distrito mais ao sul de Porto Seguro e fica a 70 km do centro da cidade. O lugar é uma pequena vila de pescadores, um destino no qual a calmaria impera. Passeie pelo Rio Caraíva e pelas praias tranquilas e visite a Aldeia de Barra Velha dos índios Pataxós.
Como chegar
O Aeroporto de Porto Seguro recebe voos que tem como ponto de partida as cidades de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Campinas, Salvador, Belo Horizonte (Confins), entre outras. Os voos são operados pelas companhias aéreas Azul, Gol e Latam. Do centro de Porto Seguro, siga de carro até os distritos ao sul.
Onde ficar
Porto Seguro
Arraial d’Ajuda
Trancoso
Caraíva
Mais informações em: portosegurotur.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / casadaphoto