Porto de Galinhas receberá, entre os dias 02 e 04 de dezembro, o primeiro Campeonato Brasileiro de Kitesurf Hidrofoil. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), com o apoio do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, e vai reunir cerca de 800 pessoas diariamente na praia de Maracaípe. “Será um marco na história do destino, que foi escolhido para estrear a modalidade por conta de suas belezas naturais e boas condições de ventos”, comemora Otaviano Maroja, presidente do conselho da entidade turística.
O campeonato será disputado em uma única etapa. A modalidade prevê que o praticante deslize em uma prancha suspensa sobre a superfície da água, sustentado pela ação da aerodinâmica de paraquedas (pipas) presos ao corpo por cabos. “A prática desse esporte é favorecida pelos ventos de Porto de Galinhas. O vencedor da regata de estreia será o primeiro campeão do país”, ressalta Augusto Sampaio, representante da ABK.
O kitesurf hidrodinâmico tem um sistema de pás abaixo da prancha, que diminui o atrito com a água e permite a navegação mesmo com ventos fracos. O evento coincide com o período do festival gastronômico Porto Gastrô, que deve mobilizar mais de 25 mil pessoas no balneário pernambucano.
Mais informações em: portodegalinhas.org.br
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação