Porto de Galinhas continua como um dos destinos favoritos de brasileiros e estrangeiros no Nordeste. E não faltam motivos para essa preferência: mar cristalino, praias deslumbrantes, piscinas naturais e clima de verão o ano inteiro. Para coroar essa experiência, Porto de Galinhas abriga também um novo ícone da hotelaria de luxo: o primeiro resort da marca Westin no Brasil.

Foto por iStock / Cristian Lourenço
Porto de Galinhas começou a ganhar fama entre os turistas no início da década de 1990, graças a suas paisagens naturais de tirar o fôlego. Aliás, o nome da vila ficou mais conhecido do que o do próprio município do qual faz parte – Porto de Galinhas na verdade é uma praia de Ipojuca, cidade que fica no litoral sul de Pernambuco, a apenas 50 minutos de carro de Recife. Mas, hoje, esse nome representa todo o destino, que compreende mais de 15 km de praias.

Foto por Walber Moura – MTUR
Apesar de ser um lugar que ficou tão famoso em tão pouco tempo, Porto de Galinhas conseguiu manter sua essência de tranquilidade. Inclusive, chama a atenção por ser um local muito seguro, limpo e organizado, além de apresentar uma boa oferta de restaurantes, hotéis e passeios.
Um roteiro completo no destino pode levar em torno de uma semana. A alta temporada vai de dezembro a março. Porém, com sol e calor o ano inteiro, dá para visitar Porto de Galinhas em qualquer época.
Passeio de jangada e piscinas naturais

Foto por Patrícia Chemin
A Praia da Vila de Porto de Galinhas, que é a das piscinas naturais, tem um cenário único no país. O mar cristalino varia entre tons de azul turquesa e esverdeado e é decorado pelas mais diversas cores das velas de dezenas de jangadas. A água é sempre bem morna, em torno dos 26°C. Já da faixa de areia você vai conseguir ver os recifes de corais, que se estendem por mais de 1 km, onde surgem inúmeras piscinas naturais de todos os tamanhos na maré baixa, das maiores, onde é possível nadar, até pequenas poças. Mesmo nas menores, a vida marinha é abundante: peixes de todas as cores, caranguejos, ouriços e até moreias. De novembro a abril, as águas ficam ainda mais cristalinas, mas o cenário é incrível mesmo em outras épocas.

Foto por Patrícia Chemin
De jangada, leva menos de cinco minutos para chegar às piscinas naturais. O passeio é organizado pela Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas, que vende os tickets na praça em frente à praia. Dura cerca de 45 minutos e acontece durante o ano todo, mas apenas na maré baixa – e quanto mais baixa, melhor o visual. Para saber o horário exato em que ela vai ocorrer, não deixe de checar a tábua de maré previamente.

Foto por Patrícia Chemin
Ao sair da jangada, você caminha sobre trechos bem delimitados dos corais. Use chinelos para não machucar os pés. O trecho é comprido e a cada passo você é surpreendido pela natureza à sua volta. Já o final do passeio reserva a experiência incrível de nadar entre os peixes. Quem quiser pode levar seu próprio snorkel e óculos de mergulho.

Foto por Patrícia Chemin
Além das piscinas naturais, há a opção de mergulho com cilindro entre peixes, corais e até navios naufragados – atividade oferecida por várias operadoras na Vila de Porto de Galinhas. Com ótima visibilidade, o mar ali é perfeito para quem é iniciante.
Com um clima de muita descontração, a Vila de Porto de Galinhas, junto à praia das piscinas naturais, reúne vários restaurantes e lojas que vendem artesanato, souvenirs, roupas e até bolos de rolo. Bem compacta, é ótima para um passeio a pé. Dá para andar por ali sem preocupação a qualquer hora, já que a vila impressiona pela segurança. O maior agito, inclusive, acontece à noite.

Foto por Vinicius Lubambo / Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau
Entre a Rua Esperança e a Rua das Piscinas Naturais, há um calçadão para pedestres. Esta última é conhecida por sempre estar enfeitada, seja com bandeirinhas ou com sombrinhas de frevo e com as famosas esculturas de galinhas assinadas pelo artista plástico Gilberto Carcará, que as esculpe em troncos de coqueiros caídos.
Praias e buggy de ponta a ponta

Foto por Vinicius Lubambo / Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau
Para chegar às várias praias de Porto de Galinhas, uma ótima opção é agendar um passeio de buggy. O mais comum é o “ponta a ponta”, que leva os passageiros a praias como Maracaípe, Pontal de Maracaípe e Pontal do Cupe. Há centenas de bugueiros em Porto de Galinhas, que podem ser contratados diretamente ou por intermédio dos hotéis. Mas sempre opte pelos buggys credenciados pela prefeitura. O passeio é pago por veículo e cada um tem capacidade para até quatro pessoas.

Foto por Vinicius Lubambo / Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau
Ao lado da praia das piscinas naturais, a praia de Maracaípe é bem mais tranquila, ladeada por uma profusão de coqueiros que rendem ótimas fotos. Sem corais para formar uma barreira, ali as ondas são mais fortes – podem chegar a 2,5 metros de altura. Por isso, não é recomendada para banho, mas virou reduto de surfistas. Ainda assim, vale curtir a praia para apreciar a beleza do mar azul turquesa.

Foto por Patrícia Chemin
Na sequência, vem a praia do Pontal de Maracaípe. O buggy leva os passageiros até o Rio Maracaípe, de onde partem os passeios de jangada organizados pela Associação dos Jangadeiros do Pontal de Maracaípe. Neste trecho final antes do encontro com o mar, o rio é cercado por manguezais, considerados berçários da vida marinha. Entre as raízes do mangue, vivem cavalos-marinhos, caranguejos, guaiamuns e aratus. A água é tão cristalina que dá para ver o fundo.

Foto por Patrícia Chemin
Quem não quiser fazer o passeio de jangada pode atravessar o mangue através de uma pequena trilha para chegar à foz do Rio Maracaípe, onde é possível dar um bom mergulho na água morna e apreciar os bancos de areia fofinha que mudam com o vento.

Foto por Patrícia Chemin
Já no sentido norte, após a Praia da Vila de Porto de Galinhas, está a Praia do Cupe, onde estão localizados muitos dos hotéis de Porto de Galinhas, a maioria pé na areia. Já o Pontal do Cupe, a ponta final dessa praia, guarda as maiores belezas: recifes que, na maré baixa, também formam piscinas naturais, sempre repletas de peixes.
A barreira de corais é bem menor do que a da Praia de Porto de Galinhas, mas está a poucos metros da areia. Tanto que dá para chegar até as piscinas naturais do Pontal do Cupe andando, sem precisar de uma jangada para ver esse espetáculo. Por ali, é possível alugar vários equipamentos, como caiaque com fundo transparente, stand-up paddle e snorkel.

Foto por Vinicius Lubambo / Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau
Depois, está a Praia de Muro Alto, a mais afastada da vila e cercada por condomínios e resorts. Mesmo sendo mais reservada, tem alguns pontos abertos para acesso do público em geral. Muro Alto é caracterizada por um paredão formado por pedras e corais a cerca de 150 metros da faixa de areia, que barra as ondas do mar. O resultado é uma enorme piscina natural de quase 3 km de extensão, com águas calmas e mornas.
Mais praias no litoral sul de Pernambuco
Com localização estratégica, vale usar Porto de Galinhas como base para explorar outros destinos do estado. A 30 km ao sul, por exemplo, estão as praias quase desertas de Tamandaré. Com um visual encantador, a Praia dos Carneiros tem areia clara, mar azul esverdeado que se mistura com as águas do estuário e coqueiros a perder de vista, junto à igrejinha de São Benedito.

Foto por iStock / Janilson Paiva
Ela é protegida por uma barreira de corais, o que significa que o mar é muito calmo, quase sem ondas. Muitas agências em Porto de Galinhas oferecem passeios de catamarã na Praia dos Carneiros, com paradas para banho de lama rejuvenescedora, nos bancos de areia e nas piscinas naturais.
Pertinho do Pontal de Maracaípe, Serrambi, que também faz parte do município de Ipojuca, possui duas enseadas. De um lado, as águas são tranquilas, com a praia resguardada por recifes. Já do outro, as ondas são fortes e boas para o surfe. A área é mais residencial, com muitos condomínios e casas de veraneio.
Ao norte de Porto de Galinhas, a cerca de 20 km de distância, está Cabo de Santo Agostinho. Entre as praias mais famosas da cidade está Calhetas, uma pequena baía de águas calmas e cristalinas. Além das belezas naturais, a praia chama a atenção por ter uma tirolesa sobre o mar.
The Westin Porto de Galinhas: all-inclusive de luxo e bem-estar

Foto por Divulgação / The Westin Porto de Galinhas
Há quase três anos, a inauguração do The Westin Porto de Galinhas, o primeiro resort do Brasil com a marca Westin, bandeira de luxo da Marriott International, elevou a hospitalidade a um novo patamar em Porto de Galinhas. O The Westin Porto de Galinhas é um verdadeiro refúgio de bem-estar, onde cada detalhe é pensado para fazer você se sentir melhor do que quando chegou.

Foto por Divulgação / The Westin Porto de Galinhas
Todas as experiências oferecidas aos hóspedes refletem os seis pilares de bem-estar da Westin (Coma Bem, Divirta-se Bem, Durma Bem, Mova-se Bem, Sinta-se Bem e Trabalhe Bem), para criar uma estadia capaz de revigorar corpo e mente. A própria arquitetura contribui para uma atmosfera elegante de tranquilidade e relaxamento, com cores sutis, plantas tropicais e outros elementos naturais em espaços deslumbrantes.

Foto por Divulgação / The Westin Porto de Galinhas
Com pouco mais de 150 acomodações, o The Westin Porto de Galinhas é um resort intimista, com atendimento mais personalizado e uma atmosfera de exclusividade. A estadia é repleta de mimos, desde o drinque autoral de boas-vindas na chegada até os amenities de banho com aroma de chá branco, o balm com óleo essencial de lavanda para te ajudar a dormir bem, roupões macios no quarto, toalhas extra grandes, lençóis de algodão egípcio, menu de travesseiros e a Heavenly® Bed, cama exclusiva da Westin.

Foto por Divulgação / The Westin Porto de Galinhas
Todos os quartos são espaçosos e aconchegantes, com televisões de tela plana, cafeteiras, frigobar, cofre e varanda, sendo que algumas categorias têm também banheira. Quem quer ainda mais exclusividade pode optar pelas villas com dois andares, piscina privativa e sala de estar.

Foto por Divulgação / The Westin Porto de Galinhas
O The Westin Porto de Galinhas tem uma ampla área de lazer à beira-mar, com piscinas, beach club e quadras de vôlei e de beach tennis na faixa de areia da praia. Há ainda kids club, teens club, academia com equipamentos de última geração e recreação para diferentes faixas etárias com programas diários. Os adultos, por exemplo, podem aproveitar aulas de hidroginástica, yoga flutuante na piscina, aqua fitness, serviços do run concierge e música ao vivo.

Foto por Divulgação / The Westin Porto de Galinhas
A gastronomia é outro ponto alto do The Westin Porto de Galinhas, dentro da proposta all-inclusive de padrão internacional. São quatro restaurantes no total: Tuna (de culinária contemporânea com menu degustação), Galinhas Bistrô (culinária nordestina com menu degustação), Vellas (culinária fusion de inspiração asiática) e Marketplace (buffet variado de culinária internacional, incluindo itens saudáveis e para dietas com restrições – aberto para café da manhã, almoço e jantar).

Foto por Divulgação / The Westin Porto de Galinhas
Na área da piscina, o food truck apresenta um menu que muda diariamente com comidinhas gostosas no estilo grab and go, enquanto que o Oasis Bar tem um buffet de petiscos de praia. Há ainda carrinhos pop-up de sorvete, caldinhos típicos de Pernambuco e espumante para se servir à vontade, além de geladeiras de bebidas espalhadas em pontos estratégicos, o Relax Bar e o bar molhado.

Foto por Divulgação / The Westin Porto de Galinhas
Vale destacar que cada bar tem sua assinatura, com cardápios distintos. Já bebidas quentes, doces e salgados estão disponíveis no Westin Café. No lobby, o APO Bar tem uma carta de drinques autorais feitos com ingredientes botânicos aromáticos.

Foto por Divulgação / The Westin Porto de Galinhas
Para completar a experiência de bem-estar, o The Westin Porto de Galinhas oferece o Heavenly Spa, a maior marca de spas do mundo. Muito além de um menu de massagens, ele tem como objetivo promover uma experiência terapêutica completa, pensada de forma detalhada para mexer com suas sensações e envolver cada sentido. O spa conta ainda com piscina aquecida interna, piscina externa, hidromassagem, sauna, áreas de descanso e duchas, tudo para uso exclusivo de seus clientes. Os serviços do spa são pagos à parte.

Foto por Divulgação / The Westin Porto de Galinhas
SERVIÇOS
Como chegar
O Aeroporto Internacional de Recife fica a apenas 50 km da Vila de Porto de Galinhas e recebe voos diretos de várias cidades do Brasil, operados pelas principais companhias aéreas do país. Para chegar até o destino final, vale contratar os serviços de uma agência local, como a Pontual Turismo.
Onde ficar
The Westin Porto de Galinhas – westinportodegalinhas.com.br
Mais informações em: portodegalinhascvb.org.br
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Ildo Frazao