A temporada de verão ainda não terminou, mas a cidade de Porto Belo, no litoral de Santa Catarina já comemora os resultados da estação. Localizada no coração da Costa Esmeralda, cujo nome remete à cor deslumbrante das suas águas claras, a cidade vem despontando como uma das mais charmosas e de melhor custo benefício da costa Sul brasileira.
O pequeno município já vê o fluxo turístico subir cerca de 40% em relação ao período pré – pandemia e o crescimento tende a ser contínuo. Com a consolidação do seu turismo náutico e chegada de empreendimentos imobiliários inovadores e pautados em sustentabilidade, o futuro é promissor.
Reunindo qualidades raras, Porto Belo tem localização estratégica por estar a pouquíssimos quilômetros da badalada Balneário Camboriú e a cerca de uma hora da capital Florianópolis, mas conserva o aconchegante ar de tranquilidade das cidades históricas com morros, recôncavos, vilas e pequenas povoações. De geografia única, é um porto natural e suas enseadas abrigam águas perfeitas para veleiros, caiaques, e diferentes atividades náuticas.
Nos meses de dezembro a março, período que corresponde a alta temporada, a população flutuante chega a 120 mil pessoas. Número alto considerando os 27.726 mil habitantes segundo o censo IBGE 2022, mas baixo quando comparado à sua vizinha ilustre, Balneário Camboriú, que chega a receber mais de 1 milhão de pessoas nas temporadas de verão. Entre os dias 20 de dezembro de 2022 e 30 de janeiro deste ano, por exemplo, os meios de hospedagem da cidade trabalharam com 100% de ocupação.
“O desenvolvimento está acontecendo de forma oportuna, planejada e ordenada. Manter a essência da cidade, conservar as características originais de Porto Belo são prioridade absoluta pra nós. Muitas medidas estão sendo tomadas no sentido de preservar as zonas turísticas e desenvolver novas áreas de interesse para este fim, mas isso tudo ao mesmo tempo em que criamos ações estruturantes para manter a qualidade de vida dos moradores e turistas”, afirma Zene Drodowski, presidente da Fundação de Turismo de Porto Belo.
Vocação que vem do nome
Não é à toa que a cidade se chama Porto Belo. Apenas em relação ao turismo náutico, a cidade deve fechar o verão contabilizando 53 mil turistas e 17 mil tripulantes de cruzeiros nacionais e internacionais. No total, a temporada contará com 19 navios fazendo escala no píer municipal. Mesmo com o verão 2023 longe de terminar, o município já tem 18 cruzeiros confirmados para a temporada 2024.
Tendência no mercado imobiliário
A pujança do mercado imobiliário da região ganha contornos diferenciados no que diz respeito a Porto Belo. A cidade se diferencia das irmãs e desponta neste cenário por atrair empreendimentos que já são referência internacional em urbanismo e sustentabilidade.
Entre eles se destaca o Vivapark Porto Belo, projeto idealizado por Jaime Lerner com base em conceitos do Novo Urbanismo e que alcançou o nível mais elevado da principal certificação global do setor, o LEED for Communities. O projeto, que já está em andamento e será o primeiro bairro parque do país, recebeu o selo platinum na categoria Plan and Design, feito inédito no mundo. Entre os índices que levaram o empreendimento a alcançar o maior score mundial da certificação estão, por exemplo, Qualidade de Vida e Inovação.
Com o atual contexto de mudanças climáticas e aquecimento global, o que se vê em países do Leste Europeu, Suécia ou Estados Unidos, por exemplo, são investidores do mercado imobiliário cada vez mais criteriosos em suas escolhas. Para muitos, além da rentabilidade, a responsabilidade socioambiental está entre os fatores determinantes de uma decisão. “Não há investimento melhor nem mais seguro do que esse. Fora do Brasil já é realidade e agora será aqui também” afirma Roderjan Volaco, presidente da Vokkan, empresa desenvolvedora do Vivapark.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto: Fundação Municipal do Turismo