Ícone do site Qual Viagem

Por terra ou mar, viaje pelos Patrimônios Mundiais e belezas naturais da Croácia

Croatia. South Dalmatia. General view of Dubrovnik - Fortresses Lovrijenac (left side) and Bokar seen from south old walls (it is on UNESCO World Heritage List since 1979)

Quase 20 milhões de turistas estiveram na Croácia em 2018 viajando pelas suas principais cidades e pela sua capital, Zagreb. Para quem quer conhecer as belezas naturais croatas e seus Patrimônios Mundiais, a Françatur oferece um cruzeiro e dois roteiros terrestres, que apresentam não só as famosas atrações do país, mas também incluem passagens por regiões vizinhas, em Montenegro, Bósnia-Herzegovina e Eslovênia.

Destino mais visitado da Croácia, a bela Dubrovnik é imperdível. Cercado por mais de 2.000 metros de muralha, o seu centro antigo é um dos vários Patrimônios Mundiais da Unesco. Na mesma viagem, também pode-se visitar a pequena cidade medieval de Trogir, o Fórum Romano de Zadar e a famosa Split, onde está o palácio construído pelo imperador Diocleciano no século 4, cenário da série Game of Thrones.

Foto via Divulgação

Quem escolher os roteiros terrestres conhece mais dois lugares marcantes: Zagreb, a capital croata, e o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, conjunto de 16 lagos unidos por 92 cascatas em um verdadeiro espetáculo da natureza, não à toa está listado na Unesco como Patrimônio Mundial. É possível também visitar Korcula, ilha no Adriático, onde teria nascido o navegador Marco Polo.

Já o cruzeiro prevê paradas para mergulho em águas cristalinas — um dos lugares é o Parque Nacional Kornati, que reúne em torno de 140 ilhas. Com este roteiro, o turista ainda pode observar os vinhedos e os campos de lavanda que adornam a paisagem de Hvar.

Foto via Divulgação

Nos países vizinhos, vale destacar a diversidade cultural e religiosa de Sarajevo, na Bósnia-Herzegovina, com construções como a Igreja Ortodoxa e a Mesquita de Gazi Husrev-Beg, ambas do século 16. Na passagem por Montenegro aprecia-se a Baía de Kotor, Patrimônio Mundial e único fiorde do Mediterrâneo. O verde esmeralda do Lago Bled, a capital (Liubliana) e os 20 quilômetros da Caverna de Postojna são tesouros vistos na Eslovênia. Essa viagem é uma chance rara de unir encantos naturais a cidades carregadas de simbolismo.

Mais informações: www.francatur.com.br

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por WitR

Comentários

Sair da versão mobile