Turismo em Santa Catarina no mês de outubro é sinônimo de festas típicas, mas uma cidade do interior do Estado espera grande movimento de visitantes mesmo sem sediar eventos do gênero nesta época. Em Pomerode, no Vale Europeu, é o turismo com crianças que faz de outubro alta temporada.
Dados colhidos ao longo do ano por pontos turísticos ligados à Associação Visite Pomerode (Avip) revelam que ao menos metade dos grupos em visita à cidade viaja com crianças. Eles são atraídos pela atmosfera tranquila e segura, por atrativos temáticos, como parques e museus, e por lojas de fábrica que agradam pais e filhos. Nenhuma cidade de Santa Catarina reúne tantos atrativos para famílias com crianças em um território tão compacto.
“Depois da Páscoa e das férias de julho, outubro é um dos melhores meses para o turismo de Pomerode. Tanto recebemos turistas que já estão na região para a Oktoberfest quanto atraímos famílias em busca de sossego e diversão para as crianças”, analisa o presidente da Avip, Manfredo Goede.
Programação
À espera do mês das crianças, os pontos turísticos programam novidades. O Parque Vila Encantada, conhecido pelas réplicas gigantescas de dinossauros, comemora 10 anos com uma nova atração, o Dino Raptor, um velociraptor capaz de mover-se e interagir com o público. Em outubro, a área de lazer vai abrir de segunda a segunda para atender à demanda.
No Alles Park, de 12 a 15 de outubro, crianças de dois a 12 anos de idade não pagam pelo passaporte que dá acesso a seis atrações, incluindo a Vila da Neve. Basta a criança estar acompanhada de um adulto pagante. Também haverá oficinas, pintura facial, apresentações, animação e brincadeiras. O parque também prevê programação especial para o fim do mês, com a temática do Dia das Bruxas.
No Zoo Pomerode, de 12 a 15 de outubro haverá distribuição de pipoca e picolés, pintura facial e atividades especiais de enriquecimento ambiental com os animais — momentos de descontração que o público pode acompanhar.
Lojas de fábrica
Outubro também é um dos meses de maior movimento no tour da Nugali Chocolates, marca mais premiada do país e que fabrica produtos com menos açúcar e apenas ingredientes naturais. Em Pomerode também estão lojas de fábrica de duas das principais indústrias brasileiras de moda infantil: Kyly e Fakini.
A cidade é um dos maiores polos da indústria de brinquedos nacional, com marcas como Calesita, Tateti, Maral e Mercotoys. A loja Xuki Xuki, no Centro da cidade, reúne parte da produção local para os consumidores.
Nos restaurantes de Pomerode, espaço kids é quase obrigação. As crianças se divertem, conhecem a gastronomia alemã e ainda deliciam-se nas confeitarias e sorveterias artesanais.
Mais informações: visitepomerode.com.br
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por: Eliria Buso