Ícone do site Qual Viagem

Poços de Caldas: o que fazer e onde ficar na charmosa cidade das águas sulfurosas e dos cristais

De cidade da lua de mel a paraíso das águas termais, a cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, vem se renovando para receber cada vez mais um turismo eclético e oferecer atrações para todo tipo de viajante.20-praca-dos-imigrantes-793x600

Dos jovens em busca de aventura e ecoturismo à terceira idade que prefere compras e cultura, o destino situado a cerca de 280 quilômetros de São Paulo, no alto da Serra da São Domingos, conta com atrativos para toda a família e serviços de qualidade tanto em hospedagem, quanto em gastronomia.

A começar pelas águas sulfurosas, a grande atração da cidade. Com fontes descobertas no século 18, Poços de Caldas tem águas mineiras com importante valor medicinal, o que faz com que seus balneários e termas sejam bastante procurados pelos visitantes em busca de tratamentos de saúde e beleza.

Entre os espaços que oferecem banhos de imersão e tratamentos, o destaque fica por conta do Thermas Antonio Carlos, inaugurado na década de 1930. O lugar, apesar de restaurado, ainda conserva sua arquitetura e parte do mobiliário antigo, o que dá a impressão de uma viagem no tempo para seus visitantes. Além disso, oferece banhos sulforosos, escalda-pés, massagem e limpeza de pele, entre outros serviços.

Afora as águas, a cidade conta com atrativos para todos os gostos, seja em atividades de aventura, como voo livre, trilhas, rapel, trekking e arvorismo; esportes náuticos e pesca, que podem ser praticados na Represa Bortolan; ecoturismo no complexo Véu das Noivas, com três quedas d’água que chegam a dez metros de altura; ou um bucólico passeio de charrete, passando pelos principais pontos da cidade, como praças e jardins que dão o típico clima de interior, a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês e a Pedra Balão.

Outro atrativo imperdível por lá é o passeio de teleférico que leva até o topo da Serra de São Domingos. Do alto, além de se ter uma bela vista panorâmica da cidade e da região, é possível conhecer o Cristo Redentor e o Aquário.

Estando em Poços de Caldas, vale a pena visitar seus restaurantes que oferecem a original e saboroso comida mineira. O que não falta por lá são generosos pratos de tutu, feijão tropeiro, e muitas outras delícias. É bão dimais da conta, sô!

E para finalizar um roteiro pela charmosa cidade, a dica é fazer uma visita às lojas e fábricas de cristais, que utilizam a técnica italiana da cidade de Murano. Além de poder levar para casa belas peças de decoração, o visitante pode conferir o curioso processo de produção.

Onde ficar

Com mais de 8 mil leitos e 50 hotéis em Poços de Caldas, o destino conta com opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. São desde pousadinhas no centro, hotéis e até resorts – alguns, inclusive, com acesso ao parque de diversões Walter World – que atendem aos casais, grupos de amigos e famílias que visitam a cidade. Os empreendimentos hoteleiros funcionam durante o ano inteiro e, em geral, oferecem sistema de pensão completa.

Texto por: Eliria Buso

Fotos por: reprodução pocosdecaldas.mg.gov.br

Comentários

Sair da versão mobile