Depois de passar longos meses trabalhando, é merecido descansar, mas, para que nada possa atrapalhar esse momento,deve-se planejar a viagem de férias com antecedência. Mas como se organizar de forma correta?
Existem alguns passos que devem ser seguidos para que tudo saia perfeito e a sua única preocupação seja conhecer os melhores lugares e se divertir. Isso incluir contratar o melhor seguro viagem, definir o orçamento, etc.
Veja algumas dicas que separamos e começa já a se planejar.
1. Defina seu destino
A primeira coisa a fazer é pensar no lugar para o qual quer ir e o que fará nele. Seja um destino dentro ou fora do Brasil, é preciso pesquisar o roteiro. Estabelecer o motivo da viagem também é fundamental para que possa se programar melhor.
Vale fazer um mochilão para diversos país, um intercâmbio para aperfeiçoar um idioma ou apenas ir para descansar.
2. Estabeleça o tempo necessário
Depois de programar o destino e o que fazer por lá, é hora de pensar quanto tempo será preciso. São apenas 5 dias, 15 ou 1 mês. Isso deve ser bem definido, pois afetará diretamente no orçamento.
3. Consiga seu visto e passaporte
Para viagens internacionais é preciso ter o visto e passaporte liberados e isso não deve ser deixado para última hora. Cada país tem uma regra para receber visitantes, e o documento leva em torno de 7 dias úteis para ficar pronto.
Porém, por ser burocrático e exigir uma série de documentos, quanto mais tempo demorar para dar entrada no pedido, mais distante pode ficar a sua viagem.
4. Faça as contas
Definir os valores a serem gastos é fundamental para não faltar dinheiro ou criar um dívida enorme. Pesquise hotéis, passagem, custo com alimentação, ingressos dos lugares que pretende visitar e custo com despesas extras.
A pesquisa deve ser bem abrangente e, dependendo da situação, contar com uma agência de viagens acaba saindo mais em conta. Outro ponto que pode ajudar nas despesas, é o parcelamento.
Nas viagens ao exterior há o problema do câmbio, então compre a moeda estrangeira aos poucos para não acabar pagando muito caro.
5. Faça as reservas
Depois de pesquisar e organizar o orçamento é preciso fazer as reservas e ter a certeza de que o valor programado vai se tornar real.
O quanto antes fizer a reserva do hotel e das passagens, mas fácil fica conseguir um valor mais baixo porque, próximo a data da viagem o valor tende a aumentar, sem falar no risco de não conseguir vaga.
6. Se for fazer compras, aproveite as promoções
As compras podem fazer com que todo o orçamento da viagem acabe, por isso elas devem ser muito bem organizadas. Além de estabelecer um limite para elas, é preciso aproveitar as promoções e liquidações.
Fazer compras em outlets ou em ponta de estoque pode ser bastante vantajoso. E para economizar ainda mais, aproveite os países que restituem os impostos e peça o reembolso.
7. Organize as malas
Na hora de fazer as malas, lembre-se da sua programação e destino para levar roupas adequadas. Nos locais quentes, roupas leves e confortáveis deve ser maioria; já no frio, os casacos são essenciais, mas veja o que vale a pena levar ou comprar por lá.
8. Contrate um seguro viagem
Por último, e não menos importante, você deve se proteger contra qualquer imprevisto que possa estragar suas tão sonhadas férias. O seguro viagem deixa seu passeio mais tranquilo e ainda é obrigatório em países que possuem o Tratado de Schengen, caso pense em fazer uma viagem para o exterior.
Então fique atento e contrate o seu!
Depois de tomar todos esses cuidados, aproveitar a viagem vai ser bem fácil.
Por Jeniffer Elaina, redatora do SeguroViagem.org
Foto destacada: iStock/cyano66