João Pessoa, capital da Paraíba, é de longe uma das capitais brasileiras mais agradáveis para moradores e turistas. Suas belas praias urbanas se espalham por 24 km, muitas delas com a vegetação original preservada. As águas são claras e tranquilas, graças à barreira natural de arrecifes que se estende por boa parte do litoral, ideal para levar as crianças. Na maré baixa, é possível visitar as piscinas naturais que se formam no meio do oceano.
Um desses passeios sai da praia de Tambaú, em embarcações de até dois andares, passa pela praia de Cabo Branco e parte em direção à Praia do Seixas. O percurso dura cerca de 40 minutos, e é bastante tranquilo. Ao chegar nas barreiras de coral, o visitante é recebido pela beleza dos vários tons de verde e pelas piscinas naturais que se pode aproveitar durante a maré baixa. Fica a apenas 500m da praia. As largas faixas de areia em meio aos corais possuem profundidade aproximada de 1 a 4 metros. Perfeito até para os menos experientes.
No caminho, temos uma vista panorâmica das paisagens da orla: a vegetação, as construções de Cabo Branco (e a surpreende verticalização da cidade), e chegamos ao ponto mais oriental da Américas, “onde o sol nasce primeiro”, no qual fica o famoso farol de Cabo Branco e o prédio da Estação Cabo Branco – Museu de Ciência, Cultura e Arte, projetado por Oscar Niemayer.
É preciso ficar atento aos horários de saída dos passeios, que mudam diariamente, pois dependem dos horários da maré. A “EXTREMO ORIENTE” é uma das empresas que faz o passeio. A equipe de Bráulio Chacon é atenciosa e prestativa. Custa a partir de R$ 35,00 por pessoa.
Eles deixam disponível para os visitantes snorkel por 15 reais o aluguel, essencial para quem for fazer flutuação sobre os corais, já que não se pode caminhar sobre eles. Também contam com serviço de bar. O passeio dura cerca de três horas e meia. Além de curtir as águas mornas, pode-se ainda dar umas voltas de caiaque e de stand-up paddle.
Mais informações em: facebook.com/piscinasdoseixas e pelo telefone (83) 99887-7125
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por: Bráulio Pessoa / Extremo Oriente