Ícone do site Qual Viagem

Pisa: a cidade dos monumentos

Pisa, Arno river, lamp and building facades reflection. Lungarno view. Tuscany, Italy, Europe.

Já pensou em visitar a cidade que é conhecida por ter um dos monumentos mais famosos do mundo? Pisa, localizada na região italiana da Toscana, abriga a torta Torre de Pisa e é a cidade natal de Galileu Galilei.

A chegada até essa pequena cidade italiana é de fácil acesso, tanto por um roteiro de carro pela Toscana quanto por Florença, onde fica uma estação de trem central que disponibiliza conexões para muitas outras cidades, inclusive Roma.

Foto por iStock / RomanBabakin

A Torre de Pisa é um clássico italiano e um dos monumentos mais marcantes do mundo. A inclinação do edifício impressiona e atrai muitos turistas, assim como toda a beleza da Piazza dei Miracoli, principal ponto turístico. Miracoli é conhecida pelos moradores como a praça da catedral e acolhe os mais conhecidos pontos turísticos da cidade, além de um complexo arquitetônico imperdível. Isso sem contar os monumentos religiosos, como a Torre Pendente, o Duomo, o Battistero e o Camposanto.

Battistero. Foto por iStock / mikolajn

Além da praça, existe outro cenário turístico que aparece no clássico A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e fica na Piazza dei Cavalieri. Ao visitar o lugar, é possível notar alguns vestígios da Torre della Muda, que se uniu ao Palazzo dell’Orologio em um projeto arquitetônico de Giorgio Vasari. A Piazza dei Cavalieri sofreu diversas mudanças ao longo dos séculos e, hoje, une o antigo ao moderno, sendo palco de diversos eventos da cidade.

Palazzo dell’Orologio. Foto por iStock / AGaeta

Apesar da sua idade, se engana quem pensa que Pisa é um destino parado e calmo. Sim, a cidade também oferece tranquilidade, mas respira jovialidade, recebendo muitos intercambistas e tornando-se assim um lugar badalado por jovens e universitários.

Há também os passeios culturais e históricos que envolvem uma variedade de museus, como o Palazzo Blu, Museo Nazionale di Palazzo Reale e Museo Nazionali de San Matteo. Quem gosta de jardins pode apreciar a beleza do Giardino Scotto, horto botânico e Lungarno delle Piagge. Esses lugares são ótimos cenários para qualquer atividade ao ar livre.

Catedral de Pisa. Foto por iStock / marcociannarel

A Catedral de Pisa é um monumento que você pode visitar tanto em uma visita rápida na cidade quanto durante sua estadia. A catedral possui elementos clássicos da arte românica. Sua construção teve início em 1064, junto com as obras de reconstrução da Basilica di San Marco em Veneza. A catedral fica aberta das 8h às 20h, exceto no inverno, quando possui horário diferenciado.

Compras e gastronomia

Foto por iStock / Ladiras

Na Piazza Vittorio Emanuelle II, os turistas e moradores se encantam com as barraquinhas de comidas típicas, que fazem qualquer um entender o porquê da culinária italiana ser tão famosa no mundo. Já na Piazza dele Vettovaglie, encontram-se feiras de frutas e de roupas que enchem as ruas. Nos finais de semana, as pequenas ruas do centro histórico são tomadas por artesãos que expõe seus trabalhos.

Clima

Os meses mais frios são dezembro e janeiro, com temperaturas que variam de 3°C a 11°C e um pouco de chuva. Os meses mais quentes são entre julho e agosto, quando as temperaturas chegam até 29°C. Quem deseja conhecer o local na primavera, vá entre maio e junho, quando a cidade fica mais vazia e as temperaturas estão boas.

Como chegar

Partindo do Brasil, o ideal é pegar um voo até Roma e de lá pegar outro voo até o Aeroporto Galileo Galilei, que fica a 5 km do centro histórico de Pisa. Além do aeroporto, outra opção é pegar um trem. A estação Pisa Centrale é muito bem conectada. Confira as opções em: www.raileurope.com.br ou www.trenitalia.com.

Onde ficar

Royal Victoria Hotel
Hotel Relais dell’Orologio
Hotel Amalfitana

Onde comer

Hostaria Le Repubbliche Marinare
II Bistrot
II Peperoncino

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / StevanZZ

Comentários

Sair da versão mobile