Já pensou em visitar a cidade que é conhecida por ter um dos monumentos mais famosos do mundo? Pisa, localizada na região italiana da Toscana, abriga a torta Torre de Pisa e é a cidade natal de Galileu Galilei.
A chegada até essa pequena cidade italiana é de fácil acesso, tanto por um roteiro de carro pela Toscana quanto por Florença, onde fica uma estação de trem central que disponibiliza conexões para muitas outras cidades, inclusive Roma.
A Torre de Pisa é um clássico italiano e um dos monumentos mais marcantes do mundo. A inclinação do edifício impressiona e atrai muitos turistas, assim como toda a beleza da Piazza dei Miracoli, principal ponto turístico. Miracoli é conhecida pelos moradores como a praça da catedral e acolhe os mais conhecidos pontos turísticos da cidade, além de um complexo arquitetônico imperdível. Isso sem contar os monumentos religiosos, como a Torre Pendente, o Duomo, o Battistero e o Camposanto.
Além da praça, existe outro cenário turístico que aparece no clássico A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e fica na Piazza dei Cavalieri. Ao visitar o lugar, é possível notar alguns vestígios da Torre della Muda, que se uniu ao Palazzo dell’Orologio em um projeto arquitetônico de Giorgio Vasari. A Piazza dei Cavalieri sofreu diversas mudanças ao longo dos séculos e, hoje, une o antigo ao moderno, sendo palco de diversos eventos da cidade.
Apesar da sua idade, se engana quem pensa que Pisa é um destino parado e calmo. Sim, a cidade também oferece tranquilidade, mas respira jovialidade, recebendo muitos intercambistas e tornando-se assim um lugar badalado por jovens e universitários.
Há também os passeios culturais e históricos que envolvem uma variedade de museus, como o Palazzo Blu, Museo Nazionale di Palazzo Reale e Museo Nazionali de San Matteo. Quem gosta de jardins pode apreciar a beleza do Giardino Scotto, horto botânico e Lungarno delle Piagge. Esses lugares são ótimos cenários para qualquer atividade ao ar livre.
A Catedral de Pisa é um monumento que você pode visitar tanto em uma visita rápida na cidade quanto durante sua estadia. A catedral possui elementos clássicos da arte românica. Sua construção teve início em 1064, junto com as obras de reconstrução da Basilica di San Marco em Veneza. A catedral fica aberta das 8h às 20h, exceto no inverno, quando possui horário diferenciado.
Compras e gastronomia
Na Piazza Vittorio Emanuelle II, os turistas e moradores se encantam com as barraquinhas de comidas típicas, que fazem qualquer um entender o porquê da culinária italiana ser tão famosa no mundo. Já na Piazza dele Vettovaglie, encontram-se feiras de frutas e de roupas que enchem as ruas. Nos finais de semana, as pequenas ruas do centro histórico são tomadas por artesãos que expõe seus trabalhos.
Clima
Os meses mais frios são dezembro e janeiro, com temperaturas que variam de 3°C a 11°C e um pouco de chuva. Os meses mais quentes são entre julho e agosto, quando as temperaturas chegam até 29°C. Quem deseja conhecer o local na primavera, vá entre maio e junho, quando a cidade fica mais vazia e as temperaturas estão boas.
Como chegar
Partindo do Brasil, o ideal é pegar um voo até Roma e de lá pegar outro voo até o Aeroporto Galileo Galilei, que fica a 5 km do centro histórico de Pisa. Além do aeroporto, outra opção é pegar um trem. A estação Pisa Centrale é muito bem conectada. Confira as opções em: www.raileurope.com.br ou www.trenitalia.com.
Onde ficar
Royal Victoria Hotel
Hotel Relais dell’Orologio
Hotel Amalfitana
Onde comer
Hostaria Le Repubbliche Marinare
II Bistrot
II Peperoncino
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / StevanZZ