A Qual Viagem visitou a cidade de Peruíbe e descobriu que esse trecho do litoral sul de São Paulo preserva rios, cachoeiras, cascatas e as praias mais desertas e preservadas do estado. Dunas, manguezais, passeios de canoa e golfinhos surpreendem os visitantes.
Com praias desertas e selvagens, cercadas por trechos bem preservados da Mata Atlântica, com praias desertas e selvagens, a estância balneária conquista, sobretudo, quem tem espírito aventureiro e curte praticar atividades como: canoagem, tirolesas e caminhadas por trilhas cercadas de verde, tudo isso a pouco mais de uma hora da capital paulista.
A Estação Ecológica da Jureia é o ponto de partida para visitar uma das uma das regiões mais bonitas do litoral brasileiro. Uma das grandes pedidas por lá é fazer um passeio de canoa para apreciar as belezas das águas doces que banham a área. A atividade, oferecida pelas agências locais, inclui desde rotas rápidas até tours que podem durar cinco horas, nos quais são percorridos 11 km até a Cachoeira Secreta, com uma queda-d’água em local quase intocado.
Ainda na Jureia, aproveite para dar um pulo nas Corredeiras do Perequê. Ali, o visitante depara com uma piscina natural com cerca de dois metros de profundidade, sobre a qual há uma corda amarrada em uma árvore. Aí, já viu, é hora de escorregar ladeira abaixo e curtir a divertida tirolesa. Mas se você acha esse tipo de experiência radical demais, não se preocupe. No local, as águas são rasas e convidativas para banhos refrescantes. E a partir das corredeiras do Perequê é possível também fazer trilhas que levam a uma série de quedas-d’água.
Peruíbe soube guardar e preservar lindas praias e enseadas e oferece um conjunto delas admiradas por todos que a exploram. Situada na Jureia, Caramborê, é pequena e belíssima. Com apenas 600 metros de extensão, não tem nenhum vestígio de população em seu entorno.
Democrática, Peruíbe também conta com praias mais centrais e de estilo urbano, com boa infraestrutura turística. O trecho que compreende 13 km de extensão vai de Tapirema, no extremo norte da cidade, até a Foz do Rio Preto, é bastante procurado por quem viaja em família. Outra dica interessante são os tratamentos a base de areia preta. Dizem alguns especialistas que as areias monazíticas de Peruíbe fazem bem para a pele. No início da década de 60 a cidade recebia inúmeros turistas que procuravam as praias centrais para realizar esses tratamentos.
Onde ficar
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Fotos por Ken Chu – Expressão Studio