logo

Telefone: (11) 3024-9500

Peru tem festa sagrada e carnaval em fevereiro | Qual Viagem Logo

Peru tem festa sagrada e carnaval em fevereiro

24 de janeiro de 2018

A cidade de Puno, nas margens do Lago Titicaca, se tornará a capital folclórica do Peru durante as duas primeiras semanas de fevereiro. Quarenta mil dançarinos e músicos de aproximadamente 170 grupos de 13 províncias celebrarão a Fiesta de la Virgen de la Candelaria, uma das maiores festividades religiosas dos Andes peruanos.

Foto por RENZO GIRALDO

Foto por RENZO GIRALDO

Um dos dias mais importantes do festival é a quinta-feira, 08 de fevereiro, quando se celebra a Missa Solene da Oitava e a procissão em honra à Santíssima Virgem da Candelária, acompanhada de conjuntos de danças nativas e a tradicional montagem de tapetes de flores. O domingo, 11 de fevereiro, é outra data importante, pois é realizado o Concurso de Danças em Trajes de Luz, em homenagem à Santíssima Virgem da Candelária. Nos dias 12 e 13 do mesmo mês, grupos de dançarinos e músicos desfilam pelas principais ruas da cidade de Puno.

Foto por RENZO GIRALDO

Foto por RENZO GIRALDO

Vale destacar que existem três eixos que caracterizam a festa. O primeiro, uma grande devoção religiosa mantida há séculos e que se tornou uma das manifestações religiosas mais impressionantes da América. O segundo é a música e a dança: os grupos participantes ensaiam em toda a cidade de Puno e isso permite uma convivência igualitária e intercultural entre crianças, jovens e adultos. Como exemplo, podemos nomear ao “Barrio del sikuris Mañazo”, um dos grupos de dança mais antigos e representativos do festival, com mais de 120 anos de atividade. O terceiro eixo é a elaboração dos trajes para os grupos de dançarinos. Este aspecto permite aos jovens transmitir tradições, técnicas, padrões e símbolos de geração em geração.

Foto por PROMPERU

Foto por PROMPERU

Desde 2014, o festival faz parte da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. O Peru também salvaguardou a festa da Virgen de la Candelaria, proclamando a cidade de Puno como a “Capital do Folclore Peruano”. Desde 2003, é considerada patrimônio cultural do país.

Carnaval no Peru

Assim como no Brasil, o carnaval é uma manifestação cultural muito forte e representativa no Peru. Todas as regiões do país celebram o carnaval durante várias semanas, com festejos nas ruas, bailes, celebrações, músicas, danças e desfiles de carros alegóricos, além da gastronomia.

Foto por Juan Puelles

Foto por Juan Puelles

O carnaval de Ayacucho (no Sul do Peru) é uma das manifestações culturais mais autênticas conservadas pela população local, declarada patrimônio Cultural da Nação, pelo Instituto Nacional de Cultura do Peru. Nele se expressam a criatividade e sensibilidade do povo ayacuchano através das fantasias e máscaras, danças urbanas e rurais, das novas canções e sátiras (criadas de acordo com o momento atual), improvisos picantes e a declaração do “Ño Carnavalon” (Rei Momo). As particularidades do carnaval ayacuchano levam em seu espírito a essência autêntica que mesclam a alegria infantil, juvenil e adulta; um atrativo para quem quer brincar, bailar, se divertir e apreciar a beleza da cidade e arredores, bem como a calorosa acolhida do povo.

Em Cajamarca (no Norte do Peru), conhecida como a “Capital do Carnaval Peruano”, destacam-se os concursos de improvisos cheios de versos ousados, também chamados de “matarinas”, e a presença forte e alegre do “Ño Carnavalón”.

Foto por Juan Puelles

Foto por Juan Puelles

Já em Iquitos (Capital da Amazônia Peruana), o carnaval se festeja com bailes pelas ruas, que giram em torno das “Humshas”, palmeiras colocadas pelos moradores dos bairros, e brincadeiras com água entre os foliões. Ali, a cozinha loretana também é bastante levada em consideração nessa época.

Arequipa (Sul do Peru) traz em seu carnaval uma verdadeira competição entre os jovens solteiros e seus respectivos bairros, nos quais brincam carnaval e brigam pelo título de quem mais dança, qual tem o traje típico mais bonito, quem festeja com mais fúria, graça e alegria.

Mais informações em: peru.travel

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: RENZO GIRALDO

Comentários