De acordo com o Perfil do Turista Brasileiro 2016, estudo realizado pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo), 29% dos turistas brasileiros que visitam o Peru realizam turismo de aventura e, para aumentar esse valor, a PROMPERÚ tem colocado em prática uma forte estratégia de promoção do turismo de esportes e de aventura no mercado brasileiro neste ano de 2017.
O Peru participa da Adventure Sports Fair, principal feira de esportes e turismo de aventura do Brasil, voltada para o público final, em São Paulo, nos dias 27, 28 e 29 de outubro próximo. A participação institucional do país será marcada por ações de relacionamento, prospecção e interação com os visitantes da feira, em um estande de 24 metros quadrados no qual serão ativadas ações de marketing promocional no setor de turismo e viagens.
Os visitantes participarão de uma ação interativa de Photocall em que serão fotografados diante de cenários turísticos de esporte e de aventura do Peru, como o surpreendente complexo arqueológico Kuélap (considerado como a segunda Machu Picchu, localizado ao norte do Peru), onde é forte a prática de trekking, e surfando nos Caballitos de Totora (espécie de embarcações feitas de junco, forma de expressão do surf desde antes de Cristo, criadas pelas civilizações Moche e Chimu), fazendo referência ao Norte do Peru, onde é intensa a prática de surf. Haverá distribuição de brindes e de material promocional, e exibição de vídeos para o público.
No Peru, as principais atividades de aventura são: Trekking, Surf e Passeio nas dunas. O Peru conta com três regiões naturais e oito faixas de altitude, fazendo com que sua geografia já seja um atrativo por si só, para a prática de esportes e turismo de aventura.
Turismo de aventura como foco
Este ano, a PROMPERÚ vem realizando diversificadas ações estratégicas de promoção dos segmentos de esporte e aventura no Brasil, em resposta ao perfil do turista brasileiro que visita o Peru, em destaque os proveniente de São Paulo (46%), Rio de Janeiro (14%), Santa Catarina (8%), Minas Gerais (8%) e Rio Grande do Sul (8%).
Em 2016, os destinos mais demandados pelos brasileiros foram Lima (100%), Cusco (46%), Ica (8%), Arequipa (8%), Puno (7%), Piura (7%) e Ancash (4%). Entre as atividades realizadas pelos visitantes do Brasil no Peru, destacam-se: cultura (85%), compras (76%), diversão e entretenimento (43%), natureza (41%), aventura (29%) e sol e praia (18%). Dentro do segmento de aventura, os destaques são a prática de Trekking (16%), atividades aquáticas (13%), atividades nas dunas (11%) e montanhismo (3%).
Para saber mais, acesse: peru.travel
Texto por: Agência com edição Eliria Buso