Ícone do site Qual Viagem

Perto de Madri, Ávila tem muralha medieval intacta

Medieval city of Avila illuminated at dusk. Castile and Leon, Spain

A história de Ávila, cidade localizada a cerca de 100 km a oeste de Madri, começou no século XI, quando começaram a erguer uma muralha de pedras para ajudar a proteger os territórios espanhóis das invasões dos mouros. Essa muralha, que cerca o centro histórico de Ávila, manteve-se praticamente intacta ao longo dos séculos, sendo a mais bem preservada de toda a Espanha, e apresenta uma típica arquitetura medieval, com muros de pedra, torres e ameias.

Foto por iStock / mmeee

Ali, não há nada de ruínas. A fortificação marca um quadrilátero e possui uma extensão total de 2,5 km, além de mais de 80 torres semicirculares e nove portões – todos ainda em pé. A cidadela, sua muralha e algumas construções que estão fora do contorno dos muros, como as igrejas românicas de San Vicente e San Pedro, receberam o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Foto por iStock / IgorDymov

Ao passear pelo centro histórico, encontre praças, igrejas, conventos e palacetes. O Palácio Valderrábanos hoje é um hotel. Entre as ruas estreitas calçadas de pedras há ainda museus, lojas e restaurantes de culinária tradicional da região – na Plaza del Mercado Chico, por exemplo, há vários deles, além de mesas ao ar livre. Não deixe de conhecer também a bela Catedral de Ávila e o Convento de Santa Teresa de Jesus. Vale destacar que foi em Ávila que nasceu Santa Teresa.

Foto por iStock / vidalidali

Se você quiser ter um bom vislumbre panorâmico das muralhas, a dica é seguir até o monumento Cuatro Postes, uma espécie de pórtico com colunas e uma cruz que marca a entrada da cidade, localizado a oeste das fortificações. Por estar tão perto de Madri, Ávila é uma opção de passeio bate e volta a partir da capital espanhola. É possível chegar à cidade de carro, ônibus ou trem.

Foto por iStock / Estellez

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / typhoonski

Comentários

Sair da versão mobile