logo

Telefone: (11) 3024-9500

Pertinho de São Luís, visite Piranhenga, Rota da Juçara e Boi Maracanã | Qual Viagem Logo

Pertinho de São Luís, visite Piranhenga, Rota da Juçara e Boi Maracanã

22 de março de 2017

A região metropolitana de São Luís, capital do Maranhão, reserva algumas surpresas interessantes. Uma delas é o centenário Sítio Piranhenga, que tem mais de 200 anos de história e fica no início da zona rural da capital. Numa área de quase 40 hectares o local  conta com incrível acervo de peças que exala história e cultura. São móveis, azulejos coloniais, escadarias e construções históricas. O primeiro proprietário do sítio foi José Clarindo de Souza, falecido em 2 de julho de 1863. A propriedade foi toda construída por mãos escravas restando ainda muitas de suas marcas, como a enorme senzala que fica bem às margens do rio Bacanga, um dos rios que desaguam na Baía de São Marcos na capital.

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

No jardim, bem em frente à casa grande, encontra-se uma belíssima pinha de porcelana estilizada, com moldura em alto relevo e adornada por gregas no bojo e nas bases. Decorada nas técnicas de estampilha e majólica, com as cores azul, branca e amarela, as estrelinhas de cinco pontas, espalhadas na paca com tonalidades azulada completam a suntuosidade da obra de arte.

Ao lado da casa há uma capela, comum nas moradas do período colonial, que tem um sino de níquel e bronze. A capela é toda em estilo do século XVIII revestido por azulejos em alto relevo nas cores azul, amarelo e branco. Dentro da capela, o altar tem estilo barroco e guarda inúmeros santos de diversas providências.  Atualmente quem cuida do sítio é a ONG CEPROMAR (Centro Educacional e Profissionalizante do Maranhão), que tem por objetivo desenvolver atividades socioeducativas, desportivas e culturais aos moradores dos bairros adjacentes que são muito pobres. Eles também oferecem uma escola com diversos cursos de mecânica de automóveis e recondicionamento de motores. O que nos chama a atenção é que esse local pode e deve ter uma maior atenção do Patrimônio Histórico do estado e do Governo Federal. Se nada for feito, em menos de uma década essa relíquia histórica poderá acabar.

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

O tour nessa importante região histórica e periférica de São Luís pode ser contratado diretamente com a Gekos Turismo. Aliás essa empresa de receptivo oferta também um outro passeio bastante interessante.

Após sair do Sítio Piranhenga os turistas se dirigem ao bairro do Maracanã. Lá, os visitantes são recebidos por um guia local que mostra um pouco sobre a importância da estrada de ferro que ligava São Luis a Teresina. Atualmente, a linha é utilizada somente para transporte de alguns minérios e material de construção.

O Maracanã guarda em suas terras uma joia. Lá ficam guardadas as maiores reservas do fruto da palmeira da Juçara da grande São Luís. Na maioria dos estados brasileiros, esse fruto é conhecido por açaí. No Maranhão, a juçara é um pouco menor, tem menos acidez e é mais doce.

Após um almoço caseiro, o guia nos leva para uma trilha da floresta. Lá ensina e explica sobre as plantas e mostra a rica fauna, com várias espécies de roedores e aves. O passeio ainda tem subida e colheita de juçara e, no finalzinho do dia, os turistas são convidados a comer a iguaria com farinha e camarão seco e salgado. Imperdível!

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

Mas o Maracanã ainda guarda uma surpresa de grande valor cultural e artístico. Visitamos o barracão do Boi de Maracanã, onde conhecemos o acervo desse importante boi que se apresenta nas famosas festas de junho no estado.

O Bumba meu boi do Maranhão é uma das manifestações culturais e folclóricas mais conhecidas, inclusive ganhou certificado de patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2011. A festa conta com percussões, toadas, maracás e enormes fantasias  que invadem as ruas de São Luis em junho. Atualmente, a população da capital interage muito com o grupo, sobretudo no período de São João e São Pedro, em arenas com apresentações culturais. A cidade está muito inserida com a cultura do Bumba meu boi. O Boi de Maracanã é um grupo quase centenário e hoje já tem grande destaque, é conhecido e bastante requisitado, uma referência na cidade. Ele é uma das principais manifestações populares da cultura do Maranhão.

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

O mestre Humberto, falecido há dois anos ganhou diversos prêmios. Hoje, seus filhos e uma comissão de colaboradores dão continuidade ao trabalho.  No barracão, os visitantes podem conferir um pouco dessa grande história e perceber que a zona rural de São Luís é o verdadeiro celeiro da cultura do estado.

Os nossos mais sinceros agradecimentos ao guia André da Gekos Turismo e ao guia local Adriano que deu um show de conhecimento da terra, além de um amor todo especial pelas atrações do Maracanã, seu local de nascimento!

Mais informações sobre o roteiro em gekos.com.br ou (98) 3235-3870 e sobre CEPROMAR em cepromar.org.br  (98) 3243-8057

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. Enviado especial ao Maranhão.

Foto destaque: Adilson Zavarize

Comentários