logo

Telefone: (11) 3024-9500

Pernambuco leva o melhor do carnaval à Avenida Paulista com festa e tradição | Qual Viagem Logo

Pernambuco leva o melhor do carnaval à Avenida Paulista com festa e tradição

18 de fevereiro de 2025

O Carnaval de Pernambuco invadiu a cidade de São Paulo em ação realizada pelo Governo de Pernambuco, através da Empetur. Às 10h, teve início o Cortejo de Carnaval, que levou muita música e animação para quem esteve na Av. Paulista. O trajeto teve início no Instituto Moreira Salles, culminando no Shopping Cidade São Paulo, onde aconteceu o grande encontro com o Galo Gigante (de 15m de altura) – alegoria que simboliza as festas de momo do estado e é um dos maiores eventos de carnaval do Brasil, reconhecido como o maior bloco de rua do mundo em termos de público.

A partir das 11h, a energia festiva do povo pernambucano foi levada para o Parque Burle Marx, onde o público pôde ser imerso numa grande experiência do melhor carnaval do mundo. O evento contou com shows de artistas renomados da região como Alceu Valença, Duda Beat, Roger de Renor e o Som Na Rural, Gerlane Lops, Nego Thor e Romero Ferro. Além disso, apresentações culturais de personagens típicos da nossa cultura fizeram apresentações para o público: Caboclos de Lança de Nazaré da Mata, Papangus de Bezerros, Caretas de Triunfo, Bonecos Gigantes de Olinda e Passistas de Frevo. E, para os convidados que quiseram colocar a mão na massa, o Mestre Julião das Máscaras realizou uma oficina exclusiva de cabeças de La Ursa – uma das peças mais famosas do artista. O artesão tem trabalhos que se espalham por galerias e coleções no Rio de Janeiro, na França e no Japão.

Dentre as representatividades culturais, estiveram presentes os Caretas de Triunfo – brincantes centenários que se vestem de forma colorida e carregam em seus ombros tabuletas com mensagens divertidas. Seus relhos feitos de corda trazem o som da sua alegria e irreverência por onde passam. Atualmente existem vários grupos, conhecidos como trecas, que se caracterizam de careta e trazem à tona toda uma personalidade envolvida pela história popular.

Governadora Raquel Lyra. Foto por: Divulgação

Um outro destaque foi o Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata – Maracatu de Baque Solto, com 24 anos de existência e uma trajetória imponente. Ao longo dos anos tem colecionado títulos nos concursos de agremiações por todo o estado. Além disso, o grupo tem realizado, de forma sistemática, apresentações culturais nos ciclos festivos do calendário cultural de Pernambuco, bem como a realização de aulas-espetáculos em escolas públicas e participação em festivais e encontros culturais nacionais e internacionais. O Maracatu vem alcançando conquistas que foram somadas desde 2021, em plena pandemia, quando Estrela se tornou um Ponto de Cultura do Estado de Pernambuco.

O grupo que fez os passos de frevo e esquentou a terra da garoa foi o Balé Cultural de Pernambuco, que inaugurou uma nova página da história da cultura popular pernambucana, mostrando a riqueza cultural de um pedaço do Brasil. Com 21 anos de trabalho, desenvolvendo estudos sobre a cadeia evolutiva da dança e musicalidade no cotidiano do estado, sempre levando o público a uma experiência única e encantadora que registra, na memória do espectador, imagens de um PERNAMBUCO que explode em riquezas das suas tradições, alimentando de cultura a alma do povo.

Foto por: Divulgação

As camisas que foram usadas pela equipe do Governo de Pernambuco/Empetur são da grife pernambucana Período Fértil, que surgiu em meio a efervescência do movimento mangue beat e foi criada pelo casal Márcia Lima e Clesinho Santos. A marca reflete o “estilo pernambucano de ser” e traz, para o carnaval de 2025, a estampa “Frevo de Isa”, assinado pela artista plástica Isa do Amparo. A Período Fértil, em sua produção autoral, confeccionou (em 2020) a roupa do Homem da Meia Noite, bloco carnavalesco de Olinda/PE, que surgiu em 1932 e é um dos principais símbolos do carnaval do estado de Pernambuco, saindo à meia noite do sábado de carnaval.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Divulgação

Comentários