Ícone do site Qual Viagem

Penedo, em Alagoas, mostra um pedacinho da história do Brasil

O litoral de Alagoas é muito conhecido e famoso pelas praias, dunas e paisagens litorâneas. A capital Maceió é um dos destinos mais conhecidos e visitados. Mas bem perto dali, a menos de duas horas, é possível conhecer um pouquinho da história do Brasil. A cidade de Penedo, fundada no século XVI, fica às margens do Rio São Francisco, e chama atenção pela arquitetura e belezas naturais.

Com pouco mais de 60 mil habitantes, a cidade de 387 anos preserva as marcas da colonização portuguesa em sua arquitetura. As igrejas barrocas de Nossa Senhora dos Anjos e Nossa Senhora da Corrente, construídas em meados do século XVIII, são paradas obrigatórias e encantam os visitantes.

Com altar principal todo folheado a ouro e azulejos originais da época da fundação, a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, retrata a vida de Maria. Os responsáveis pela construção da igreja eram contra a escravidão, por isso, construíram uma passagem secreta para esconder os escravos fugitivos. Sua arquitetura foi considerada por Germain Bazin, ex-diretor do Museu do Louvre, como uma das mais belas edificações religiosas do Brasil.

Já a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos está integrada ao convento e ao Museu de São Francisco. Com altar pintado com ouro em pó, amplo pátio e salas com peças sacras antigas, a construção possui outros objetos interessantes e curiosos, como por exemplo, o ferro antigo de fazer hóstia e uma imagem de São Francisco tocando violino.

A cidade de Penedo faz parte de um programa de seis dias da Schultz Operadora. Trata-se do roteiro “Alagoas Imperdível”, que também inclui Maceió, Foz do Rio São Francisco, Cânions do Xingó e Piranhas. O valor é a partir de R$1.799,00 (parte terrestre, por pessoa, com hospedagem em acomodação tripla). As vendas são feitas por meio de agendas de viagens em todo o Brasil.

Mais informações: schultz.com.br

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Divulgação

Comentários

Sair da versão mobile