A pouco mais de 160 quilômetros de Bangcoc, Pattaya é a praia mais conhecida da Tailândia, atraindo anualmente milhares de turistas em busca de diversão. A cidade está edificada na costa de pequenas baías com uma concentração de edifícios comerciais que se estendem até o interior, por detrás dos hotéis e frente às praias.
Aliando belezas naturais e boa estrutura de restaurantes, bares e hotéis, o destino atrai tantos os moradores da capital – que lotam suas praias aos finais de semana – quanto os turistas de fora, principalmente dos países da Ásia e Europa.
A principal praia de Pattaya apresenta águas calmas e orla recheada de palmeiras, formando um cenário típico tropical. Além disso, é nas areias que são oferecidas atividades como passeio de jet ski, para-sailing, entre outros. O lugar fica bastante movimentado, principalmente aos finais de semana, portanto, para ter um pouco mais de sossego, vale a pena dar uma esticada até as outras praias ao redor.
Destaque para a ilha Koh Larn, ponto de mergulho e pesca em suas águas azuis-esverdeadas.
Além das belezas naturais, o que mais chama a atenção no destino é o Santuário da Verdade. O templo, com 105 metros e 32 hectares, impressiona pelo tamanho e imponência. Todo esculpido em madeira (e sem o uso de pregos) fica situado no alto de uma montanha, com vista para o oceano.
Listado entre as Maravilhas do Sudeste Asiático, o santuário foi construído inspirado em tradições tailandeses, hindus, chineses e até da cultura Khmer.
Outro lugar de paz e contemplação em Pattaya é o Jardim Botânico Tropical de Noog Nooch. O espaço é o maior jardim botânico do Sudeste Asiático e apresenta uma variedade de atrações como passeios de elefante, um zoológico exótico, shows com animais, bem como um show cultural Thai , com apresentações de dança e demonstrações de Muay Thai.
Em contraste a tudo isso, a cidade também guarda agito. O point é a Walking street, onde tudo acontece durante o dia e a noite. A rua fica fechada para carros à noite, o que permite que você caminhe por entre os restaurantes e as badaladas casas noturnas. Entre as luzes de neon, ali também existe, infelizmente, o latente turismo sexual da Tailândia. Casas no estilo cabaré se misturam às inúmeras atrações da rua de pouco mais de 1,5 quilometro de extensão.
Como chegar
Há diversos ônibus saindo de Bangcoc até Pattaya. Para chegar na capital tailandesa, saindo de São Paulo, a opção mais rápida é pela Qatar Airways, com parada em Doha.
Onde ficar
Onde comer
Five Star J Vegetarian Restaurant
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por IStock/ TwilightShow