Ícone do site Qual Viagem

Passeio de barco no Rio Piracicaba é opção de lazer na Noiva da Colina

Começamos 2018 curtindo nossa querida Piracicaba. E é só falar da “Noiva da Colina” que já vem à mente a nacionalmente conhecida Rua do Porto, o Engenho Central, o XV de Piracicaba e aquele que dá o nome à cidade, o Rio Piracicaba, conhecido e cantado em versos na música “Rio de Lágrimas”, composta em 1970 por Lourival dos Santos e eternizada por grandes nomes da música sertaneja como Tião Carreiro, Craveiro e Cravinho entre outros tantos.

Foto por Adilson Zavarize

Depois de uma rápida parada na Passarela Pênsil, que liga a Avenida Beira Rio ao Engenho Central, onde pudemos contemplar as belezas do entorno, seguimos até o Largo dos Pescadores, palco de grandes festas do Município e onde está a sede da Irmandade do Espírito Santo, a rampa de acesso ao rio e, mais adiante, o píer, onde encontramos nosso amigo Luís Fernando Magossi, o “Gordo”, que há mais de nove anos leva piracicabanos e turistas para um passeio maravilhoso em seu barco pelas águas do Rio Piracicaba.

Foto por Adilson Zavarize

O passeio de barco dura aproximadamente 13 minutos e segue por onde o rio corta a cidade. Apesar de ser considerado um trecho urbano, é possível observar a flora e a fauna ao redor e contemplar várias espécies de aves, capivaras nos barrancos e, às vezes, dourados saltando ao redor da embarcação, algumas vezes dentro dela. O retorno ao píer sempre tem uma pitada de adrenalina no momento da “Curva da Sogra”, onde cada um tem uma reação.

Foto por Adilson Zavarize

“Tem gente que grita e ergue os braços, outros agarram-se no barco. Mas todo mundo gosta”, comenta Luís Fernando. “A curva da sogra comecei a fazer há oito anos num dia que tinha uma tempestade muito forte chegando e eu estava subindo o rio um pouco mais rápido para as pessoas terem tempo de se proteger do vento e da chuva, foi quando vi um tronco de árvore descendo o rio e tive que fazer a manobra para desviar e o pessoal acabou gostando. Acabei por batizar a manobra com esse nome porque ele dá margem pra que todos encarem com muito bom humor”, explicou.

Foto por Adilson Zavarize

No barco conosco estava Adriano Todorov e sua família, da cidade de Sorocaba, que fez o passeio pela segunda vez: ”É demais! É a segunda vez que fazemos esse passeio e é muito emocionante. A primeira vez que fizemos foi no ano passado, minha filha era pequena ainda e até chorou de emoção, hoje voltamos pra curtir novamente e foi maravilhoso”, comentou.

Foto por Adilson Zavarize

Causos e muita história

E em mais de nove anos de atividade, o passeio de barco já rendeu muitos “causos” engraçados e também já ajudou muitas pessoas. “Em nove anos e sete meses de passeio conseguimos salvar a vida de 34 pessoas que estavam se afogando no rio, tenho até um gancho no barco que tirei a ponta dele pra facilitar o resgate, e teve também uma moça que pulou no rio pra tentar o suicídio e conseguimos chegar a tempo de resgatar ela com vida”, contou Luís Fernando. “Mas tem histórias engraçadas também. Acontece muito de pular peixe dentro do barco e daí você vê muito macho soltar ‘aquele’ gritinho, mulher subindo no banco, tem muitas histórias”, completou.

Foto por Adilson Zavarize

Além disso tudo, ainda tem a trilha sonora que dá um toque a mais de charme ao passeio, com direito a “Parabéns pra Você” aos aniversariantes e até marcha nupcial quando há um casal mais apaixonado. Ainda segundo o Gordo, não tem espera para lotar o barco para a saída. “Chegou uma pessoa pra fazer o passeio nós aguardamos 10 minutos, se não chegar mais ninguém nós vamos somente com essa pessoa”.

Como chegar e o que visitar

Foto por Patrícia Chemin

Pra quem vem da capital paulista é uma viagem rápida, aproximadamente 01h30 de carro pela Rodovia dos Bandeirantes e Rodovia Luiz de Queiroz (156 km). Piracicaba oferece muitas opções de turismo em toda a extensão da Avenida Beira Rio, como o Museu da Água, Aquário Municipal, Passarela Pênsil, Engenho Central, Largo dos Pescadores, Passeio de Barco e Parque da Rua do Porto, este último fica próximo à região com os restaurantes, onde a nossa dica são os peixes assados, como o lombo de filhote assado na brasa ou pirarucu. Há também boas opções de museus como o Martha Watts e o Museu Prudente de Moraes, no centro da cidade, além de teatros e shopping.

Passeio de Barco no Rio Piracicaba

Onde: Píer da Avenida Beira Rio s/n (próximo ao Largo dos Pescadores), Piracicaba/SP

Quando: sábados, domingos e feriados, das 09h às 20h, ou até o último cliente

Valor: R$ 13,00 por pessoa (a partir de três anos de idade)

Reservas para grupos e passeios longos no rio Piracicaba: (19) 99747-4545

Mais informações em: facebook.com/PasseioDeBarcoRioPiracicaba

Texto por: Adilson Zavarize e Kátia Nazatto / BuskakiNews

Foto destaque por: Adilson Zavarize

Comentários

Sair da versão mobile