Não é à toa que Embu incorporou o “das Artes” em seu nome. A cidade, localizada na Grande São Paulo, é conhecida por ser um polo das artes e do artesanato. Por essa sua vocação, e por estar tão próxima da capital paulista, Embu das Artes surge como uma ótima opção para turistas em busca de um final de semana tranquilo.
A Feira de Arte e Artesanato de Embu das Artes é uma das mais tradicionais do estado e acontece desde 1969. Milhares de turistas conferem todo o fim de semana o trabalho de cerca de 800 expositores que vendem um pouco de tudo: bijuterias, antiguidades, quadros e muito mais. Músicos e outros artistas aproveitam o movimento para realizar apresentações no local. Acontece aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h.
O charmoso centro da cidade também está repleto de lojinhas que vendem desde móveis antigos a todo o tipo de objetos decorativos. Outro passeio interessante é a Cidade das Abelhas, que abriga museu, sala de palestras e playground dedicados às abelhas. O apiário fica em meio à Mata Atlântica nativa e é uma ótima opção de passeio para todas as idades.
O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas foi construído para ser a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a morada dos padres da Companhia de Jesus que vinham catequizar a região. Seu acervo conta com obras produzidas pelos próprios jesuítas. Com cerca de 560 peças de cerâmica expostas, datadas desde o século XVIII, o Instituto Portucale é uma chácara há alguns quilômetros do centro de Embu e garante uma tarde agradável aos visitantes.
Como hospedagem, há o Terras Altas by Blue Tree Hotels, que fica em Itapecerica de Serra, cidade vizinha. Há diárias promocionais para fim de semana e muitas opções de lazer. Mais informações em: bluetree.com.br/hotel/terras-altas-blue-tree/
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Andreia Reis via Flickr