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Passageiro que tem voo cancelado pode receber indenização

7 de março de 2018

É muito comum encontrar alguém que já teve um voo cancelado e teve uma série de transtornos decorrente a isso. O que nem todo mundo sabe é que o cancelamento de um voo pode gerar indenização para o passageiro.

De acordo com os dados disponíveis no site da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) sobre voos domésticos e internacionais, foram registrados mais de 72 mil voos cancelados em 2017. Os motivos são variados: mau tempo, reparos inesperados na aeronave, entre outros.

Com esses números, a recomendação de ter uma troca de roupa extra na mala de mão e viajar com horários tranquilos nunca foi tão pertinente. No entanto, para quem viaja com frequência, com escalas e em horários de pico, ter um voo cancelado, reagendado ou mesmo atrasado é motivo de sufoco.

Meu voo foi cancelado, e agora?

Especialistas em Direito do Consumidor dizem que o passageiro pode buscar indenização para o caso de voo cancelado e que os juízes avaliam cada cenário.

Podemos citar como exemplo a história real de um passageiro, praticante assíduo de esportes e especializado em tênis de praia, tinha se classificado para o campeonato mundial de Beach Tennis 2017 que ocorreria em novembro em Aruba. Adivinhe só? Ele não contava com o cancelamento do seu voo que partiria da cidade do Rio de Janeiro para Bogotá, fazendo com que ele perdesse não só a conexão de Bogotá para Aruba, mas também o torneio. Este cliente recebeu uma indenização de mais de 6 mil reais.

Se você teve um voo cancelado que originou uma série de problemas ou uma complicação grave, procure uma empresa que possa ajudá-lo no processo de indenização.

É importante lembrar que as responsabilidades das companhias aéreas não se referem só pelo embarque não efetuado, mas também pela maneira como a contratada procede o cancelamento do voo e o auxílio aos passageiros.

A lei exige que as empresas ofereçam suporte para o passageiro que não consegue embarcar, mas fique de olho nas condições dessa ajuda.

Foto por: iStock/ Sablin

Foto por iStock/ Sablin

Ok, quero a indenização

Comece registrando todos os percalços do caminho. Tire fotos do painel de embarque no aeroporto, registre quando e como avisaram que o voo tinha sido cancelado, qual foi o auxílio oferecido e que tipos de prejuízo o cancelamento lhe causou.

Recentemente, uma estudante de Doutorado na Universidade SEK em Santiago no Chile teve um voo cancelado que resultou na perda de reuniões e encontros marcados que eram importantes para a conclusão final dos seus estudos. A passageira não teve dúvidas e procurou ajuda especializada para recorrer sobre o voo cancelado recebeu uma indenização de 12 mil reais.

Peça também um requerimento da companhia aérea que atesta o cancelamento. É um documento simples e no balcão de atendimento você pode fazer a solicitação.

Guarde seu bilhete de embarque antigo, o novo, em caso de terem transferido você para outro voo, e todos os registros de compromissos cancelados por conta do inesperado cancelamento.

Há empresas especialistas nesse serviço e que podem auxiliar no processo, bem como entender suas reais chances de ganho diante de um cancelamento de voo. O mais importante é não deixar seu direito para depois.

Mais informações em: indenizar.com

Texto por: Agência com edição de Carolina Berlato

Foto destaque por: iStock/ Mimadeo

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