Ícone do site Qual Viagem

Páscoa: passeios para fazer em Tiradentes (MG)

Partial view of the historic city of Tiradentes, Minas Gerais, Brazil. In the background the Mother Church.

Em 2019, a Páscoa será comemorada em 21 de abril, mesmo dia em que um feriado nacional homenageia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, herói nacional que se rebelou contra o domínio português em Minas Gerais. E a cidade histórica de Tiradentes, no interior do estado, é um destino perfeito para quem quer passar a data aproveitando ao máximo seu duplo significado.

Fundada em 1702, a cidade viveu dias de intensa exploração ao longo do século XVIII, em função do ouro existente, sendo palco da Inconfidência Mineira e do enforcamento de Tiradentes. Hoje, mais de três séculos depois, tombada como patrimônio histórico, o charme colonial continua conservado, sendo um dos centros de arte barroca mais bem preservados do Brasil.

Pequena, a cidade tem uma gama de atrativos variada, porém possível de conhecer em um curto período de tempo. Com forte influência católica, realiza tradicionalmente belas celebrações na Semana Santa. Pensando nisso, o ViajaNet, agência de viagens online, elencou os principais atrativos para conhecer no feriado. Confira:

Centro histórico

Foto por iStock / Gilberto_Mesquita

O centro histórico de Tiradentes permite que o turista mergulhe no período barroco. Bem preservadas, suas construções coloniais podem ser apreciadas ao som das charretes que, até hoje, percorrem as suas antigas ruas de pedra. Ali há um grande número de lojas de arte, artesanato e móveis em madeira, além de cachaças artesanais e doces em compotas caseiras. Nos restaurantes, o visitante pode se deleitar com a típica culinária mineira.

É no centro histórico de Tiradentes que está localizado o Largo das Forras, local onde os escravos recebiam a sua carta de alforria. Nele, há um busto de Tiradentes e a sede da prefeitura do município, estabelecida em um dos mais antigos casarões locais. Lá também está o Chafariz de São José, formado por três fontes que, no século XVIII, eram fonte de água potável para a população.

Igrejas

Foto por iStock / azgek

Impossível visitar Tiradentes e não conhecer as igrejas que ajudaram a cidade a obter o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela UNESCO em 1980. A principal é a Igreja Matriz de Santo Antonio. Construída entre 1710 e 1732, guarda esculturas de Aleijadinho, além de um altar de talha dourada, seu lustre de prata, seu teto feito de madeira e ouro e um antigo órgão de tubos português.

Outra igreja a ser visitada é a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, datada do século XVIII, que exibe arquitetura peculiar e ricos adornos por toda a parte, além de uma estátua de São Benedito. As duas igrejas apresentam arquitetura e decoração no estilo barroco e o feriado da Páscoa deixa a visita ainda mais especial.

Museus

Tratando-se de uma cidade histórica, não poderiam faltar museus em Tiradentes. Um é o Museu de Sant’Ana, localizado em um casarão que antigamente abrigava a cadeia local. O acervo do museu possui quase 300 belas imagens de Santa Ana, produzidas em todas as regiões do país, com os mais diversos estilos e materiais.

Também merece ser visitado o Museu Padre Toledo, localizado em um casarão que pertencia ao Padre Carlos Correia Toledo e Melo, líder dos inconfidentes na região. Lá, o forro da maioria de suas salas possui pinturas, sendo que a mais impressionante delas é a chamada sala dos espelhos. Nela, o que chama atenção é o piso, composto por cerca de 20 grandes espelhos que refletem as pinturas existentes em seu interior.

Passeios

Foto por iStock / mytrade1

Tiradentes não se resume a igrejas e museus, oferece outros atrativos ao visitante. Um deles é o passeio de Maria Fumaça até São João del Rei, que permite ao turista, além de visitar a vizinha histórica de Tiradentes, apreciar o trajeto à margem do Rio das Mortes e com vista para a Serra de São José.

Outra alternativa interessante – e gratuita – é a Trilha do Bosque Mãe-d’Água, que acompanha o aqueduto de pedra que alimenta o Chafariz de São José. Além de ser de fácil acesso, a trilha proporciona um contato com a natureza e a fauna local, sendo frequente a aparição de tucanos e de outros animais do bosque. Uma outra opção é fazer o passeio para a Serra de São José, que pode ser realizado por diversas trilhas cercadas pela natureza. Seus percursos são mais longos, de até cinco horas, sendo recomendável a contratação de agência de turismo. Neste passeio, não faltam mirantes com vistas incríveis, cachoeiras e piscinas naturais onde é possível se refrescar.

Comemorações em dose dupla

No feriado de Tiradentes são feitas anualmente homenagens na cidade ao mártir que lhe empresta o nome. Em 2019, a data será ainda mais especial, pois o dia 21 de abril também é domingo de Páscoa. Inúmeras procissões pelas ruas e vielas da cidade, acompanhadas por muitos corais, música sacra e concertos nas igrejas estão programados.

O destaque é a Procissão da Prisão de Jesus, encenação que ocorre com a rua totalmente apagada e a iluminação produzida apenas pelas velas dos participantes e pelas tochas de atores que representam soldados romanos. Até o sábado, há a encenação da Via Sacra, realizada nas ruas por atores locais e a cerimônia do Lava-Pés na igreja Matriz.

Mas o principal evento está reservado para a manhã do domingo de Páscoa, quando os balcões e as janelas das casas são enfeitados com flores. Nesse dia, ocorre a Procissão da Ressurreição, que percorre as ruas da cidade, cobertas por tapetes de serragem colorida.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Willbrasil21

Comentários

Sair da versão mobile