O Brasil possui 71 Parques Nacionais espalhados por todo o território. São áreas de preservação ambiental e ótimos destinos de turismo ecológico. Incluir algum desses parques no roteiro de viagem é ter a certeza de se deparar com belezas naturais de todos os tipos: do cerrado à Mata Atlântica, da caatinga aos manguezais. Confira aqui alguns desses destinos.
Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)
Entre áreas de caatinga, cerrado e Mata Atlântica, o Parque é repleto de grutas, cânions, rios, cachoeiras e chapadas. Alguns dos melhores pontos turísticos são o Morro do Pai Inácio, a Gruta Lapa Doce, a Cachoeira da Fumaça e o Poço Azul, onde é possível nadar em águas cristalinas em meio a paredões rochosos.
Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)
O Parque preserva inúmeras espécies de fauna e flora típicas do cerrado, além da nascente do Rio São Francisco. É um dos mais importantes destinos de ecoturismo do estado e possui belas cachoeiras. A principal é a Casca d’Anta, na qual o São Francisco sofre uma queda de quase 200 metros.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)
O mar azul, as dunas que chegam a quase 40 metros de altura e as calmas lagoas de água doce formam um cenário paradisíaco que atrai turistas do mundo todo. O Parque protege áreas de restinga, mangue e dunas.
Parque Nacional Serra da Bocaina (RJ e SP)
Fica em um trecho da Serra do Mar e preserva áreas remanescentes da Mata Atlântica. Além disso, abriga centenas de espécies vegetais e animais, sendo mais de 300 só de aves. Entre os pontos mais famosos estão a Pedra do Frade, a Praia do Caxadaço e as cachoeiras de Santo Isidro e das Posses.
Parque Nacional do Iguaçu (PR)
É o lar das famosas Cataratas do Iguaçu, que chegam a ser compostas por até 270 quedas. O parque também conserva um grande pedaço da Mata Atlântica. Com uma beleza de tirar o fôlego, não é à toa que é um dos locais mais visitados do Brasil. Os turistas tem várias opções de atividades, como Rafting, rapel e passeio de barco.
Parque Nacional da Tijuca (RJ)
No meio da cidade do Rio de Janeiro está a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem. É o parque mais visitado do Brasil e seus atrativos são muitos: trilhas, escaladas, cachoeiras, além do Corcovado e da Pedra da Gávea.
Parque Nacional de Itatiaia (MG e RJ)
Criado em 1937, é o primeiro parque nacional do Brasil. Fica na Serra da Mantiqueira e preserva nascentes de diversos rios que formam importantes bacias hidrográficas, como a do Rio Paraíba do Sul. Suas montanhas chegam a quase 2800 metros de altitude, sendo a mais alta o Pico das Agulhas Negras.
Parque Nacional das Emas (GO)
Preserva diversos tipos de vegetação do cerrado, além de animais típicos da região, como antas, tamanduás e emas – daí o nome do parque. Os chapadões, que chegam a 800 metros de altitude, dominam a paisagem.
Parque Nacional de Jericoacoara (CE)
Situado no litoral oeste do estado, foi criado para proteger as belezas naturais e a biodiversidade dessa região costeira. Além de possuir belas praias, o parque também se destaca por suas formações rochosas, como a Pedra Furada, símbolo de Jericoacoara.
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT)
Localizado na bacia do Rio Paraguai, o parque protege áreas de cerrado e centenas de espécies de animais, como a onça pintada, o tamanduá-bandeira e o lobo-guará. A paisagem de chapadas também possui diversas grutas e cachoeiras.
Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA)
Composto por ilhas no litoral sul da Bahia, o parque é local de reprodução das baleias-jubarte e das tartarugas-marinhas. Os visitantes podem percorrer trilhas, aproveitar as piscinas naturais repletas de peixes coloridos e observar os recifes de corais.
Parque Nacional de Anavilhanas (AM)
O parque preserva o arquipélago fluvial de Anavilhanas, formado por mais de 400 ilhas e um dos maiores do mundo. No período da seca, aparecem diversas praias de areia branca. Já durante a época das chuvas, é possível passear de barco pelas áreas alagadas da mata de igapó.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Danielle Pereira via Flickr