Para celebrar o Dia Mundial da Água, em 22 de março, a Fundação Florestal (FF) de São Paulo criou diversas ações para conscientizar a população sobre a importância da preservação da água. Serão desde exposições, gincanas, visita às nascentes e trilhas até palestras em escolas.
De 22 a 25 de março, o Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, receberá os alunos do Ensino Fundamental do município. Haverá palestras, passeios nas trilhas, playground e piquenique. Já o Parque Estadual Juquery vai realizar, no dia 22, uma megaoperação de limpeza do Reservatório Paulo de Paiva Castro.
No Parque Estadual Jaraguá acontece, de 21 a 27 de março, a 6ª edição da “Semana da Água e da Floresta”, com duas exposições. De 19 de março até 28 de abril, o Parque Estadual Campos do Jordão realizará oficinas de educação ambiental para os professores do Ensino Fundamental II. De 23 a 25 de março, o Parque Estadual Jurupará realizará, nas escolas do entorno, palestras sobre a importância da água.
Na região da Baixada Santista, três unidades de conservação se unem em uma programação entre os dias 21 e 23 de março. O Parque Estadual Xixová-Japuí, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos e a Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro realizarão atividades lúdicas para os presentes.
De 22 a 27 de março, o Parque Estadual Cantareira terá diversas atividades voltadas para a comunidade escolar e para o público em geral. Serão abordadas as formas de manejo da água e medidas preventivas contra o mosquito Aedes Aegypti, a história e importância do Parque, formas de manejo da água e seu bom e mau uso.
Durante o mês de março, o Parque Estadual Serra do Mar terá atividades especiais em seus diversos núcleos, como os de Caraguatatuba, Cunha e Picinguaba. Confira mais detalhes das programações: fflorestal.sp.gov.br.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Ivail Roberto / Divulgação / FF