O Parque Nacional Torres del Paine, no Chile, guarda algumas das paisagens mais espetaculares da Patagônia. Criado em 1959 e considerado Reserva da Biosfera pela Unesco desde 1978, o parque possui uma área de mais de 240 mil hectares repleta de montanhas, maciços de geleiras e lagos em lindos tons de azul.
Há diversos tipos de vegetação e paisagens, de bosques a tundras, além de uma rica fauna que conta com mais de cem espécies de aves. Com pontos que chegam aos três mil metros de altitude, a marca registrada do parque são os cumes que lembram torres ou chifres, as famosas montanhas las Torres e los Cuernos del Paine. Os turistas que escolherem desbravar esse show da natureza vão encontrar inúmeras atividades, já que o destino é ideal para o ecoturismo e o turismo de aventura.
É possível praticar caiaque em lugares incríveis, como fiordes e rios, caminhar sobre as geleiras em percursos guiados que duram de cinco a oito horas, escalar uma das Torres del Paine, andar de bicicleta, fazer pesca esportiva em pontos autorizados, cavalgar e navegar nos lagos. Qualquer atividade realizada dentro do Parque Torres del Paine é algo para ficar para sempre na memória.
Não deixe de conferir de perto o lindo visual da Cascata do Rio Paine, do Salto Grande e do Lago Grey, o mais famosos da região. O Grey é formado por um dos braços dos Campos de Gelo Sul, um gigantesco complexo de geleiras, fiordes e canais. Já o Lago Pehóe, com sua coloração esverdeada, oferece uma linda vista dos Cuernos del Paine. Visite também as lagunas Amarga e Azul.
Mais informações em: patagonia-chile.com
Texto por: Patrícia Chemin, com informações Sernatur Región de Magallanes y Antártica Chilena.
Foto destaque por: iStock / GerhardSaueracker