Parte do patrimônio cultural da Islândia, o Parque Nacional Thingvellir é parada obrigatória para quem visita o país. Localizado a menos de 50 quilômetros da capital, Reykiavik, o lugar reúne boa parte da história local em um espaço natural de 237 km².
Considerado um dos lugares mais visitados da Islândia, o parque nacional chama a atenção, principalmente, por suas características geológicas. Isso porque abriga as fendas de duas placas tectônicas (Euroasiática e Norte-americana), onde é possível caminhar pelo meio das duas e observar o distanciamento entre elas.
Na paisagem, além das enormes paredes de pedras, o que se destaca é o Lago Thingvallavatn, o maior lago natural da Islândia, que permite aos mergulhadores nadarem entre a fenda, chamada de Silfra, que aumenta cerca de 2,5 cm por ano.
Além do cenário natural encantador, o Parque Nacional Thingvellir merece uma visita por sua história. Ali se realizou o primeiro parlamento do país, entre os séculos X e XVIII. O lugar reunia chefes e representantes de todas as tribos do país para tomar decisões legislativas e judiciais importantes.
Thingvellir também foi palco da cerimônia de Independência da Islândia, em 1944, e por isso, é símbolo da identidade nacional.
Texto por: Eliria Buso
Foto por Istock/ Olga_Gavrilova