O Parque Nacional Seoraksan é um dos refúgios naturais mais visitados da Coréia do Sul. Situada na província de Gangwon, em uma região repleta de picos montanhosos, vales, florestas e cachoeiras, a reserva cultural é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e oferece diversas trilhas e atividades.
Em uma área de 398 quilômetros, o parque abriga grande diversidade de fauna e flora – são mais de duas mil espécies animais e 1400 plantas – e, por isso, está entre os lugares mais preservados do país.
Para fazer uma visita ao Seoraksan, a dica é utilizar a cidade de Sokcho, que fica a 15 minutos da entrada principal, como base de serviços. E dali, escolher alguma das mais de dez trilhas que mais se encaixe em seu perfil. Isso porque o parque conta com roteiros que vão desde o nível fácil até aqueles que exigem mais condicionamento e experiência de seu visitante.
Entre as caminhadas, uma das mais famosas é a Yangpok. O percurso dura seis horas, entre ida e volta, e oferece bela vista para as montanhas, o fundo do vale e a Cachoeira Yang. Nessa rota também é possível observar uma enorme cadeia montanhosa com 30 picos.
Já a trilha de Bisondae, com três quilômetros de extensão, leva até a famosa e imponente estátua de Buda que chama a atenção de todos que visitam o destino.
Há ainda um roteiro de 40 minutos que percorre as principais cachoeiras locais, entre elas Yukdam e Binyeong. E também uma rota que leva até uma das formações rochosas mais visitadas, a Ulsanbawi. A pedra é acessada por uma escadaria de 888 degraus e, lá em cima, é possível visitar também dois templos e a rocha de Heudeulbawi.
As trilhas e o alpinismo são as principais atividades para quem visita Seoraksan, mas o turista pode, ainda, fazer um passeio de bondinho que vai de Seorak Sokongwon até o Pico de Gwongeumseong, oferecendo uma vista única da paisagem exuberante presente em toda essa região do leste sul-coreano.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por IStock/ tupikov