A Alemanha é um destino fantástico, repleta de lugares interessantes, com grandiosas cidades como Berlin e Frankfurt e também florestas densas como a Floresta Negra com toda sua essência, além de incríveis regiões montanhosas. O Parque Nacional da Floresta Negra, em Baden-Württemberg, está situado em uma área de 10.062 hectares. Com mais de 1000 metros de altitude acima do nível do mar, a paisagem é marcada por um clima inóspito, com alto índice de chuvas.
A região, que é considerada o maior parque natural de toda a Alemanha e inspirou contos dos irmãos Grimm, é cenário de uma viagem repleta de atrações.
O caráter inconfundível do parque caracteriza-se pelas florestas mistas de montanhas e de coníferas, charnecas de montanha, bosques fechados antigos, pântanos e formações de vales de origem glaciária. Algumas paisagens do parque nacional têm um aspecto escandinavo. Principalmente os bosques, alguns com mais de cem anos, mostram a beleza do norte da Floresta Negra: aqui, a natureza já é um pouco mais selvagem.
Além disso, vistas maravilhosas da planície do Reno e sobre a serra da Floresta Negra dão um charme todo especial ao Nacional Parque, perfeito para descansar e passar o tempo ou praticar esportes de inverno, andar de bicicleta e caminhar.
Um dos destaques da região é a Schwarzwaldhochstraße, uma rodovia de 60 quilômetros que vai de Baden Baden até Freudenstadt. Considerada uma das estradas mais cenográficas da Alemanha, essa via atinge altitudes que ultrapassam mil metros e cruza atrações como Mummelsee, lago de origem glacial a 1032 metros sobre o nível do mar, no setor norte da Floresta Negra e Hornisgrinde, a montanha mais alta da região com 1164 metros.
No parque nacional, os visitantes encontram um programa variado de excursões, passeios guiados e eventos informativos. Em suas trilhas, os visitantes podem sentir de perto, em caminhos preparados tematicamente, como é a vida selvagem no norte da Floresta Negra.
O que comer
O nome Floresta Negra, com certeza, remete aos paladares de infância de muitos. O bolo, segundo conta a lenda, foi uma criação do confeiteiro Josef Keller, em 1915, inspirado em antigos trajes femininos da região. Encontrado em diversas confeitarias da região, o floresta negra pode ser provado no Café Koening, em Baden Baden, ou no festival bienal de Todtnauberg dedicado à iguaria.
Onde ficar
Leonardo Royal Hotel Baden-Baden
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Andreas Zerndl