Ícone do site Qual Viagem

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abre a temporada de travessias

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado em Goiás, no coração do Cerrado brasileiro, abriu oficialmente na última sexta-feira (07) a temporada de travessias, que em geral vai de maio a outubro. Durante o período da estação seca, a Chapada recebe aventureiros do mundo todo em busca de experiências imersivas em total conexão com a natureza, incluindo acampamentos para pernoites no parque, o que também só é liberado nesta época do ano.

São duas as travessias que se estendem pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Sete Quedas, que percorre um trajeto de 23,5 km, e São Jorge Capela, que totaliza 23 km. Qualquer que seja a opção, o visitante pode ficar até quatro noites no parque, sendo duas em cada área de camping.

Foto por Divulgação / Parquetur

Para quem não sabe, o termo travessia se refere ao movimento de ir de um ponto a outro sem retorno pelo mesmo caminho, em percursos que passam por diferentes paisagens do parque e contam com diversos atrativos e vistas de tirar o fôlego. Isto porque, como apontam os próprios visitantes, nessa época do ano o céu está mais claro, o que favorece a observação da fauna e flora típicas da região. Além disso, cachoeiras e rios com níveis de água mais baixos se transformam em piscinas naturais para banho.

O parque normalmente abre às 8h, mas, durante o período de travessias, a entrada é liberada a partir das 7h, para quem garantir a compra antecipada do ingresso. A recomendação, inclusive, é que quem for realizar a travessia deve acessar o parque no máximo até às 10h.

Planeje a visita

No Centro de Visitantes do parque, todos recebem uma introdução sobre a travessia e a biodiversidade que irão explorar, mas é necessário atentar para alguns detalhes prévios.

Os pernoites, por exemplo, precisam ser comprados com antecedência e exclusivamente pelo site do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Quem deseja participar dessa aventura deve levar, obrigatoriamente, a própria barraca e os insumos que desejar ou entender necessários.

Foto por Divulgação / Parquetur

Há duas áreas para os pernoites:

Outros itens como mochila de ataque, roupas leves e confortáveis, calçados apropriados para caminhada, chapéu/boné, protetor solar, repelente e garrafa de água são indispensáveis. Além disso, os que planejam percorrer esses trajetos mais desafiadores devem estar em boa condição física.

Mais informações em: pnchapadadosveadeiros.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Parquetur

Comentários

Sair da versão mobile