Lisboa é conhecida por suas construções históricas, igrejas e monumentos que datam de muitos séculos atrás. Mas na capital portuguesa também há espaço para o novo e o moderno. Um dos grandes exemplos disso é a região conhecida como Parque das Nações, no leste da cidade, às margens do Rio Tejo.
O projeto urbanístico, em uma área de 340 hectares, surgiu com a EXPO’98, sediada em Lisboa. Tratava-se de uma área industrial, sem apelos turísticos. Hoje, a história é outra. O Parque das Nações atrai turistas do mundo todo com suas atrações de lazer e incríveis obras arquitetônicas.
Uma delas é a Estação ferroviária do Oriente, com uma belíssima cobertura de vidro. Outro marco da arquitetura é a Ponte Vasco da Gama, que, com seus cabos e pilares, é a maior da Europa e a quarta mais extensa do mundo. O Centro Vasco da Gama é um shopping completo e uma construção que também merece destaque. As Torres São Gabriel e São Rafael lembram barcos e iluminam-se à noite. Outra torre incrível é a Vasco da Gama.
O Parque de Exposições também exibe uma incrível forma arquitetônica, assim como o Pavilhão Atlântico, o Pavilhão de Portugal e o Pavilhão do Conhecimento. Como espaço cultural, destaca-se também o Teatro Camões. Quando estiver por lá, passeie pelo píer, pela marina e pelo teleférico, que possui mais de mil metros de extensão. A principal atração fica por conta do Oceanário, um gigante aquário com mais de sete mil m³ de água salgada, que chama a atenção para a preservação dos oceanos e da vida marinha.
Mais informações em: visitlisboa.com e portaldasnacoes.pt
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / [email protected]