Entre os parques nacionais da Nova Zelândia, o Abel Tasman é o menor deles, mas conta com alguns dos visuais mais paradisíacos. É um parque litorâneo, com visuais tropicais e praias incríveis, onde florestas verdes encontram o mar. Abel Tasman fica no norte da Ilha Sul, entre as baías de Tasman e Golden.
Ali, a natureza se encontra em perfeita harmonia com as pessoas. Turistas vão a Abel Tasman para praticar todo o tipo de atividades ao ar livre, seja na água ou no meio das árvores. É normal ver pessoas andando de caiaque no mar tranquilo, enquanto que outras preferem praticar mergulho ou fazer trilhas na mata. Há uma grande trilha que percorre o parque, chamada de Abel Tasman Coast Track, que pode levar dias para ser completada.
Uma série de rios deságua dentro da área do parque nacional. Os estuários formam cenários incríveis, onde a areia clara e dourada se mistura com a água doce dos rios e a salgada do mar. Entre dezembro e março, o mar fica com uma temperatura bem agradável para quem quer se refrescar ali. Confira praias como as de Torrent Bay, Awaroa Bay, Totaranui Bay e Goat Bay.
Há ainda pequenas ilhas perto da costa, acessíveis a partir de passeios de barco. Uma delas á Tonga Island, onde é possível ver lobos-marinhos deitados sobre as rochas. Nos vilarejos de Marahau e Kaiteriteri, ao sul do parque, há opções de hospedagem. Em algumas baías dentro do Abel Tasman, há alojamentos completos, como em Awaroa.
Algo bem popular entre os visitantes, principalmente entre aqueles que querem percorrer as longas trilhas por ali, é acampar dentro do parque. Existem boas áreas de acampamento, mas para usá-las é preciso pedir autorização antes para o Departamento de Conservação.
Mais informações em: newzealand.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / irina88w