Paranaguá está localizada no litoral do Paraná e é a cidade mais antiga do estado, sendo a principal do litoral paranaense. Denominada pelos índios que a habitavam como “Grande Mar Redondo”, a cidade possui pouco mais de 140 mil habitantes e tem um clima subtropical, com verão muito quente, úmido e com ocorrência de precipitação em todos os meses do ano.
As principais atrações da bela cidade ficam por conta das festividades e dos vários pontos turísticos. É impossível visitar a cidade e não conhecer pelo menos um dos vários atrativos turísticos do município. Um dos mais visitados, o Aquário Marinho expõe aos visitantes mais de 200 espécies que são divididas em 23 tanques de água doce e salgadas. E poderão ser vistos de perto pinguins, raias, tubarões, recife de coral, manguezal e outras representações aquáticas.
O Palácio Visconde de Nácar, que foi construído por volta de 1840, é marcado com símbolo de uma época de aristocracia e nobreza local e serviu de moradia para o Visconde Nácar e hoje funciona como câmara municipal de Paranaguá.
Ao longo da rua da praia, é possível apreciar casarões coloridos que abrigam museus, espaços culturais e mercados, como o de Artesanato em estilo neoclássico; e o do Café, construído no século XIX e oferece artesanato e comida típica da região.
Anualmente, na 2º quinzena de janeiro é realizada a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, com novenas, procissão, queima fogos, barracas de comidas típicas e shows com artistas. Ao longo do ano são realizadas na cidade diversas festividades, dentre elas o carnaval, festa junina, festa de Nossa Senhora do Rosário e muitas outras.
Não faltam opções na cidade para alimentação e hospedagem. São diversos restaurantes com os mais variados gostos e pratos, desde pizzarias á churrascarias espalhadas em todos os cantos da cidade.
Onde ficar
Camboa Resort – hotelcamboa.com.br
San Rafael – sanrafaelhotel.com.br
Onde comer
Burghezia – (41) 3455-1583
Casa do Barreado – casadobarreado.com.br
Texto por: Raphaela Cristina Alves
Foto destaque via Flickr Bessem Hamud