A Tailândia é um dos maiores destinos turísticos da Ásia, graças às praias e ilhas paradisíacas. Lugares como Phuket e as Ilhas Phi Phi possuem algumas das praias mais bonitas do mundo, o que atrai um grande número de turistas todos os anos. Quem quer aproveitar essa beleza natural tailandesa, mas prefere fugir da badalação e do agito, tem como ótima opção as Ilhas Similan.
O arquipélago fica no Mar de Andaman, no sul da Tailândia, a cerca de 70 km da costa continental do país. Esse conjunto é formado por nove ilhas, todas protegidas por um Parque Nacional desde 1982, o que significa que a exploração turística do local é mais controlada, com grande preocupação em manter o ambiente preservado.
É impossível não se surpreender com a beleza das praias das Ilhas Similan. Areia branca bem fofa, um mar azul e cristalino com águas quentinhas, muito sol o ano inteiro e muita tranquilidade. O destino permanece praticamente intocado e é muito menos badalado do que a famosa Phuket.
As Ilhas Similan são conhecidas como o paraíso dos mergulhadores, pela qualidade das águas e abundância de vida marinha. Ao mergulhar, é possível ver de perto os mais incríveis animais, de tartarugas e peixes variados a arraias e tubarões. Há áreas com recifes de corais e outras com incríveis formações rochosas subaquáticas.
Chegar até lá não é um dos trajetos mais fáceis, mas o visual do arquipélago faz tudo valer a pena. O melhor é ficar hospedado no continente, em Khao Lak ou Phuket, e fazer passeios de um dia até as ilhas, com o mergulho incluso. Há barcos que partem desses dois lugares com destino às Ilhas Similan.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / para827