A Paraíba não figura entre os destinos mais badalados do Nordeste. Uma pena! Quem ainda não conhece os destinos turísticos do Estado e suas belezas naturais não sabe o que está perdendo. Para quem procura sol e mar, saiba que o litoral paraibano tem 130 km de extensão e muitas praias quase desertas com águas azuladas e esverdeadas e ornadas por imensos coqueirais.
O ponto de chegada e partida para tantos lugares bonitos é a capital João Pessoa. E o primeiro atrativo está por todas as partes da cidade. Ela é a mais arborizada do Brasil e reconhecida pela ONU como uma das mais verdes do mundo. Terceira mais antiga do País, possui inestimável patrimônio histórico, artístico e cultural. Reserve um dia, no início ou no fim da viagem, para conhecer o centro histórico de João Pessoa, que preserva um belo conjunto arquitetônico.
Entre os destaques estão o prédio do antigo Hotel Globo, famoso nos seus tempos áureos quando era muito concorrido na hora do chá da tarde, momento em que a elite local se reunia para apreciar o pôr do sol no Rio Sanhauá. Há, também, a Igreja Nossa Senhora do Carmo (século 18), o casario da Praça Antenor Navarro e o belo Casarão de Azulejos, que tem sua fachada revestida de cerâmica portuguesa. Já o Centro Cultural São Francisco merece uma visita mais demorada. Trata-se de um complexo histórico com igreja e capela em estilo barroco, dois museus, uma fonte e relógio de sol. O conjunto reúne o Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco, construída em 1770, que tem um belíssimo acabamento.
Durante o período em que estiver viajando pela Paraíba prepare-se para acordar cedo e aproveitar bem o dia. João Pessoa está localizada no ponto mais estremo ao leste do Brasil, onde o sol nasce primeiro nas Américas – antes das 5h. E o marco principal é Praia da Ponta do Seixas. Comece o dia com uma caminhada ou corrida pela orla da Praia de Cabo Branco, que fica fechada aos veículos, diariamente pela manhã, e exclusiva à prática de atividades físicas. É lá que está o Farol do Cabo Branco, construído em cima de uma falésia, local de onde se tem uma bela vista panorâmica. Próximo também está a Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes. Projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 2008, o complexo com mais de 8,5 mil m² foi criado com o objetivo de levar, gratuitamente, cultura, arte, ciência e tecnologia à população.
João Pessoa tem outras sete praias urbanas, sendo as mais frequentadas as de Tambaú e Manaíra. Não deixe de reservar um dia para conhecer, curtir e mergulhar no conjunto de corais de Picãozinho, distante apenas 700 metros da costa. Diariamente, catamarãs partem da Praia de Tambaú com destino ao local que, durante a maré baixa, se transforma em uma imensa piscina natural em mar aberto. Imperdível! Mesmo quem nunca foi à Paraíba sabe que é lá que está a Praia de Tambaba, que ganhou fama por ter sido a primeira praia de nudismo do Nordeste brasileiro. Ela fica ao sul de João Pessoa – distante cerca de 20 km -, no município de Conde. Se tiver coragem de ir à praia do jeito que veio ao mundo e somente com protetor solar sobre o corpo, certamente irá se encantar com um paraíso natural inigualável, em que se destacam belas falésias, restinga e coqueiral. Mas se não estiver disposto a tirar toda a roupa, aproveite para curtir as não menos bonitas praias de Coqueirinho e Bela.
Onde ficar:
João Pessoa – Tropical Tambaú tropicaltambau.com.br
Conde – Mussulo Resort mussulobymantra.com.br
Lucena – Costa Brava Praia Resort costabravapraiaresort.com.br
Pousada Barcaça barcacaecopousada.com.br
Barra de Camaratuba – Pousada Porto das Ondas – tel. (83) 3297-7029
Texto por: Roberto Maia
Foto destacada: Pôr do sol na Paraíba por wevertonsena