Ao leste, um vasto deserto. Ao oeste, o Oceano Pacífico. Bem no meio fica a Reserva Nacional de Paracas, um lugar incrível, único e belo. Fica na região da cidade de Ica, a 250 km ao sul da capital Lima, no Peru. As praias de Paracas são ladeadas por enormes falésias, lares de muitas aves marinhas. É possível encontrar ainda parihuanas, ou flamingos andinos.
O turista pode passear de barco pela Baía de Paracas até as Ilhas Ballestas, onde vivem inúmeras espécies marinhas, como golfinhos e lobos-marinhos, além de pinguins e outras aves. O litoral de Paracas também é um ótimo lugar para a prática de windsurfe e outros esportes aquáticos.
À noite, muitos visitantes optam por acampar no deserto ou mesmo nas praias, mas, para isso, é preciso pedir uma autorização prévia, já que trata-se de uma reserva natural. Para quem prefere algo mais tradicional, pode se hospedar na cidade de Pisco ou em torno da praia de El Chaco. Há desde pousadas mais simples a luxuosos hotéis.
Não faltam lugares impressionantes em Paracas. As formações rochosas de La Catedral e da praia de Mendieta, a Baía de Lagunilla, os salares de Otuma, a Baía da Independência e muitos outros lugares têm que estar no roteiro por Paracas. A reserva conta ainda com um Centro de Interpretação, com informações sobre biodiversidade, ecossistemas e proteção de espécies ameaçadas na área.
Em um morro próximo ao porto de Punta Pejerrey, há a figura do Candelabro, similar às Linhas de Nazca. Existem também sítios arqueológicos e vestígios de necrópoles dos povos pré-incas da Cultura Paracas, que viveu por lá há muitos séculos.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / PROMPERU