Visitar a Noruega durante o inverno é, sem dúvida alguma, uma experiência mais do que especial. Além de contar com paisagens exuberantes e de tirar o fôlego, o país do norte da Europa oferece as atrações mais diferenciadas ao viajante que busca por um destino excepcional. Conheça algumas experiências de inverno imperdíveis na Noruega:
Auroras boreais: uma visão sem igual
Apesar das curtas horas de luz do dia, durante as noites polares (um fenômeno em que a noite dura mais de 24 horas), o país nórdico permite vivenciar um espetáculo único: as chamadas auroras polares, ou auroras boreais. De setembro a março, os que viajam ao país podem testemunhar essa beleza natural norueguesa. É ao longo desse período em que os céus do norte da Noruega permanecem escuros, mais precisamente entre o início da tarde e o final da manhã. A escuridão, entretanto, ganha uma conotação distinta e magnífica.
Essa região da Noruega, com suas múltiplas ilhas, profundos fiordes e montanhas íngremes, é considerada um dos lugares mais bonitos e interessantes do mundo para se assistir às luzes coloridas que, quase que magicamente, se espalham pelo céu.
Vivencie um cenário de neve
Os entusiastas da neve terão momentos de grande satisfação em locais como Lyngen, Lofoten, Senja, Vesterålen, Helgeland, Tromsø e Bodø, que são ideais para a prática do esqui alpino. Há ainda a possibilidade de fazer passeios de trenó puxado por cães da raça husky do Alasca, descer de esqui dos picos árticos até os fiordes em Narvik e ainda se hospedar em um hotel de gelo.
De fato, a Noruega possui muitas opções que permitirão aos viajantes aproveitar intensamente a neve e o gelo. Perto do Polo Norte, na ilha de Svalbard, há inclusive cavernas de gelo que podem ser exploradas.
Desfrute da gastronomia norueguesa
A gastronomia também é um bom motivo para se conhecer a Noruega nos meses de inverno: os amantes de frutos do mar podem se deliciar com o bacalhau do Atlântico, ou skrei (“viajante”, em português) para os noruegueses, que é uma iguaria típica do país escandinavo. Trata-se de uma espécie de bacalhau que migra anualmente da região do gélido Mar de Barents para a costa norte da Noruega.
O skrei costuma ser capturado entre os meses de janeiro e abril, em águas agitadas e de temperaturas congelantes. Essa é uma época emocionante para pescadores e apreciadores de peixes na Noruega. Reconhecido por sua carne branca e brilhante, magra e macia, o skrei é um ingrediente que enriquece diversos pratos e tornou-se procurado pelos interessados em conhecer a culinária local.
Uma experiência incomparável aguarda os visitantes que viajam para Lofoten em março: o Campeonato Mundial de Pesca de Bacalhau, um evento extremamente popular e aberto a todos.
Natal mágico na Noruega
É impossível falar de Noruega e Polo Norte no inverno e não pensar em uma data aguardada anualmente. Em Oslo, capital norueguesa, o espírito de Natal está por toda parte, fazendo com que a cidade também seja conhecida como a Capital Natalina da Noruega, com suas decorações festivas, mercados de rua especialmente decorados para o Natal e tradições.
Destacam-se a possibilidade de degustar gløgg, uma bebida de inverno escandinava, andar na roda-gigante e patinar no gelo já a partir de meados de novembro. Além disso, o Norwegian Museum of Cultural History, em Bygdøy, oferece a feira de Natal mais singular de todas, onde os visitantes experimentam as tradições natalinas de diferentes épocas, visitam as diferentes tendas do mercado, participam de oficinas de decoração de Natal e divertem-se com atrações especiais.
Mais informações em: visitnorway.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Ruben Soltvedt – Fjord Norway