Na última quarta-feira (6), o Panamá reuniu imprensa e operadores de viagem para apresentar seus novos projetos, que visam promover uma transformação para o turismo do futuro, focado em responsabilidade, preservação e sustentabilidade.
Na ocasião, também foram expostos os motivos que fazem do país um lugar perfeito para o turista brasileiro, indo desde sua conexão com mais de 90 cidades do mundo, até sua cultura diversa e rica oferta de experiências naturais, incluindo selvas, praias, ilhas e parques nacionais.
Recentemente, o destino reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do turismo sustentável ao assinar nova declaração “Transformação para o turismo do futuro”. Atestada por autoridades do turismo de alto escalão, se trata de uma resposta à chamado feito pela Organização Mundial de Turismo, para os setores público e privado, para que se repense o desenvolvimento intencional do segmento à medida que se recupera dos impactos da pandemia.
Tudo está ancorado no Plano Mestre para o Turismo Sustentável do país para 2020-2025, reconhecido pela Unesco como um exemplo de inovação e sustentabilidade.
O plano, inclusive, está baseado em três pilares fundamentais que priorizam os patrimônios Cultural – que narra a história do Panamá como a Ponte do Mundo -, o Verde – que destaca sua biodiversidade fruto dos acontecimentos geológicos -, e o Azul – que inclui sua rica vida marinha e as atividades nas praias e ilhas.
“O Panamá está repleto de experiências imersivas únicas que convidam os viajantes ativos e conscientes a relaxar de atividades autênticas enquanto fazem a diferença no país por meio do turismo. Da conservação da vida selvagem e dos ecossistemas à promoção do crescimento das comunidades locais, nossa abordagem é atrair a sensibilidade turística de hoje para a participação imersiva e o desejo de voltar”, diz o CEO da PROMTUR Panama, Fernando Fondevila.
Mais informações em visitpanama.com.
Texto por: Eliria Buso com informações de agência
Fotos internas: Eliria Buso
Foto destaque: Divulgação/ Autoridade de Turismo do Panamá