Pamukkale, na Turquia, ficou mundialmente famosa por conta de suas águas termais. Mas se você pensa que isso já está batido, precisa conhecer o cenário natural que se forma nessa região. É impressionante. Localizada a 650 quilômetros de Istambul, Pamukkale pertence à cidade de Denizli.
Não à toa o lugar é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. O lugar é uma maravilha natural com gigantescas cascatas brancas, estalactites e piscinas naturais – com propriedades medicinais – formadas durante séculos.
De longe, as manchas brancas parecem montanhas de neve. Ou grandes bolas de algodão suspensas no nada, o que acabou por dar ao local o nome de Pamukkale, ou castelos de algodão, em turco. Conforme você se aproxima, faz ainda menos sentido. Há gente por todo lado, segurando os sapatos e molhando os pés em piscininhas naturais, que descem em cascata numa colina de 160 metros.
Ao chegar ao topo das piscinas, encontra-se Hierápolis. A antiga cidade que foi, possivelmente, fundada pelo rei de Pérgamo, Eumenes, no segundo século AC, está em ruínas. Por lá, é possível observar o que antes era o Templo de Apolo – com portões grandiosos e fontes – além do teatro.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque via Istock/ krmk-146