O Palácio da Regaleira, mais conhecido como Quinta da Regaleira, está localizado em Sintra, Portugal, e é considerado um lugar místico que surgiu dos hábitos do carioca António Augusto Carvalho Monteiro.
Segundo a história, Carvalho Monteiro tinha o desejo de construir um espaço grandioso, onde pudesse morar e viver, rodeado de símbolos e de suas ideologias. Com o objetivo de ressuscitar o passado glorioso, António adquiriu em seu palácio elementos clássicos, e uma diversidade com simbolismo de temas esotéricos.
Além da beleza e arquitetura charmosa que a frente do palácio possui, por trás dele existe um lugar “mágico” e lindo, o Poço Iniciático, que ganhou esse nome devido aos rituais de iniciação à maçonaria. O poço é uma galeria subterrânea com escadaria em espiral. Um lugar fantástico com túneis, grutas, poços e jardins. O poço foi dividido em nove pavimentos, onde no fundo está localizada uma rosa dos ventos sobre uma cruz templária de oito pontas, um símbolo heráldico da família. O poço, assim como o palácio, possui muitos mistérios, o que torna o passeio ainda mais interessante.
Com toda a certeza, o palácio é uma visita que vale a pena. Além de todo misticismo e história que o lugar carrega, há também as belas paisagens e o belo poço. O poço está ligado com outros pontos da Quinta. Através dos túneis subterrâneos é possível explorar o restante do mistério. Uma dica: leve lanterna.
Mais informações em: regaleira.pt
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto