Este ano o Brasil ganhou uma nova atração turística. O município de Campo Novo, em Rondônia, é um destino de ecoturismo e turismo de aventura que recentemente entrou no Mapa do Turismo Brasileiro, após passar por obras de pavimentação do governo na BR-421.
Agora que o local possui acesso, ele pode ser vendido como produto turístico e visitantes podem apreciar a rica reserva de biodiversidade do Parque Nacional de Pacaás Novos e o Pico do Tracoá, o ponto mais elevado do estado.
O parque foi criado em 1979 com o intuito de proteger um importante refúgio ecológico da Bacia Sedimentar Amazônica. A área de 764.801 hectares coincide com o território dos índios uru-eu-uau-uau e uru-pan-in, cujos primeiros contatos pacíficos com o homem branco só foram feitos no início da década de 1980.
Por lá, os visitantes encontram com frequência muitas grutas, cachoeiras, serras e uma variedade de espécies de árvores, entre elas a seringueira, o ipê-amarelo, a castanheira e a palmeira babaçu, além de samambaias, periquiteiras e ipês na área de cerrado. Já quanto à sua fauna, há alguns animais silvestres e aves ameaçadas de extinção.
Para fazer o passeio e conhecer esse rico lugar, é necessário procurar por mais informações na secretaria de turismo do estado de Rondônia e encontrar guias que possam levar os visitantes ao local.
Mais informações em: http://www.rondonia.ro.gov.br
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por Reprodução via rondonia.ro.gov.br