Ouro Preto é uma cidade que dispensa apresentações. Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, a cidade mineira abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, preservando joias como as igrejas de São Francisco de Assis, considerada o ícone do estilo no país e obra-prima de Aleijadinho.
Encravada em um vale profundo das montanhas mineiras, Ouro Preto é uma cidade para se voltar ao passado. Caminhando por suas ruas de paralelepípedos, você se depara com capelas, museus e um casario colonial que te transportam para as historias dos séculos 17 e 18 – época, inclusive, da Inconfidência Mineira.
Ouro Preto é um dos destinos turísticos mais visitados de Minas Gerais, que atrai turistas interessados em arte, arquitetura, história, religião e até mesmo agitação. O carnaval de rua é uma das épocas mais animadas por lá, assim como os períodos do ano em que acontecem o Festival de Inverno e a Mostra de Cinema, que ocorrem em junho e julho.
Entre os pontos que você não pode deixar de visitar está o Teatro Municipal, que também é conhecido como Casa da Ópera, e é o mais antigo teatro do país em funcionamento. Os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II chegaram a ocupar o camarote destinado à Família Real.
Já a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar reúne entalhes das três fases do barroco mineiro e é um dos templos com maior quantidade de ouro do Brasil: 400 quilos. Nos seis altares laterais estão representadas irmandades e grupos sociais da época. O Museu de Arte Sacra, no subsolo da sacristia, exibe imagens de Nossa Senhora do Pilar, Santa Bárbara e Nossa Senhora da Conceição.
São muitos os museus que estão à disposição em Ouro Preto. Destaque para o Museu da Inconfidência, instalado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, estão os restos mortais de 16 inconfidentes; o Museu do Oratório, com mais de 160 oratórios dos séculos 17 ao 20; e o Museu de Arte Sacra, com vestimentas de fios de ouro, livros e até um mausoléu construído para o funeral simbólico de D. João V, Rei de Portugal, morto em 1750.
Existem na cidade, também, aproximadamente duas mil minas abertas. Embora exauridas, algumas estão abertas à visitação, como a famosa Mina do Chico Rei.
A cidade, que ficou conhecida também por ser moradia de estudantes – recebe cerca de 5 mil alunos pela UFOP -,é palco de festas que agitam as repúblicas e o centrinho da vila.
E para finalizar, não deixe de visitar os antiquários e feiras de artesanato que vendem peças feitas em pedra-sabão. Com certeza você levará uma lembrancinha incrível dessa cidade histórica.
Onde ficar
Solar do Rosário – hotelsolardorosario.com
Grande Hotel Ouro Preto – grandehotelouropreto.com.br
Onde comer
Bené de Flauta – benedaflauta.com.br
Restaurante Casa do Ouvidor – casadoouvidor.com.br
Chafariz – (31) 3551-2828
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque via Flickr Leandro Neumann Ciuffo