A região da Alsácia é repleta de pequenas vilas charmosas, naquele estilo icônico do interior da França. O diferencial é que essas cidades conseguiram mesclar muito bem as influências francesas e alemãs, já que a Alsácia fica no extremo leste da França, na fronteira com a Alemanha. Uma cidade que representa bem esse panorama é Colmar.
Cortada pelo Rio Lauch e alguns canais, Colmar possui quase 70 mil habitantes e fica a menos de 15 km da Alemanha e a 60 km de Estrasburgo. Ao longo de sua história, que teve início no século IX, alternou diversas vezes entre o domínio francês e o alemão. Em Colmar, com suas construções em estilo enxaimel, você vai se sentir, muitas vezes, mais na Alemanha do que na França.
No centro, as casas seguem a mesma linha arquitetônica, com a estrutura em madeira, fachadas coloridas e floreiras nas janelas. Muitas das ruas estreitas são cobertas por pedras e algumas ladeiam os canais. Nessa região é possível fazer passeios de barco pelos pequenos cursos d’água, parte da cidade chamada de La Petite Venise (“a pequena Veneza”). Toda a cidade fica ainda mais bonita na primavera, com o colorido das flores. Em dezembro, Colmar ilumina-se com as decorações natalinas e recebe um famoso Mercado de Natal (Marché de Noel).
Entre as construções mais famosas da cidade estão a Maison Pfister e a curiosa Maison des Têtes, que tem esse nome (“casa dos rostos”) por ter diferentes rostos esculpidos na fachada. Já as igrejas, como a de St. Martin e a dos Dominicains, exibem uma arquitetura mais gótica. No Museu Unterlinden, obras da Renascença dividem espaço com peças de arte moderna. Nos restaurantes, há pratos típicos alemães. Não deixe de provar os vinhos produzidos na região da Alsácia, todos de alta qualidade. Você pode comprar produtos locais no Marché Couvert.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / bbsferrari