A mais de 3.700 metros de altitude, Oruro é conhecida entre os bolivianos como a capital folclórica do país. O carnaval da cidade acontece praticamente na mesma data do evento no Brasil e é muito concorrido. Em outubro, quando é comemorado o dia do estudante, é possível ter uma pequena mostra da maior festa popular do país, quando estudantes de todas as escolas organizam desfiles nas avenidas das cidades com fantasias e danças e caminham mais de 3km em direção á Igreja Santuário Don Socavón.
Para quem gosta dos benefícios da natureza para algumas enfermidades, ou só pra quem gosta de apreciar a beleza natural desfrutando e relaxando, o recomendado é fazer uma visita aos balneários de Capacho e Obrajes, onde as águas brotam a uma temperatura de 65°C. Também é possível visitar o Museu Arqueológico, o Museu Mineralógico, a Casa da Cultura e a Rua La Paz, onde são confeccionadas as vestimentas originais dos dançarinos que participam do carnaval.
Algumas das atrações de Oruro tem a ver com a indústria de mineração, que proporciona cultura e tradições nativas. O Santuário da Virgem do Túnel que é um dos locais mais visitados da cidade é adorado pelos mineiros na Bolívia e por muitos peregrinos devotos de todo o mundo, que vão ao país pedir graça.
O Lago Poopo é um dos maiores da Bolívia e está a 55 km de Oruro. No Lago está a Ilha de Panza, um lugar ideal pra quem gosta de pescar ou passar ou passar o dia ao ar livre.
Texto por: Raphaela Cristina Alves
Foto via Flickr bjaglin