A capital da Paraíba, além de ter praias lindas, oferece um cardápio recheado de comidas boas. Entre preços mais acessíveis e restaurantes de luxo, é possível encontrar um que agrade o gosto de todos.
Carne de sol é o prato principal da mesa nordestina e em qualquer restaurante é possível encontrar, em diferentes apresentações – com nata, na manteiga, na farofa e no pastel. Macaxeira é sobrenome e também está presente em quase todas as refeições, sempre acompanhando sua parceira carne de sol. Além disso, outros dois fazem aparições frequentes, o feijão-macáçar e o rubacão – famoso baião de dois.
Em algumas cidades do interior do Nordeste, a palavra mangai é usada para se referir a feira. O que antes era apenas uma pequena mercearia, hoje é um dos restaurantes mais frequentados de João Pessoa. O Mangai oferece cerca de 70 refeições em seu buffet, com comidas tipicamente nordestinas. No entanto, o que chama a atenção é o famoso pão de macaxeira. São três pãezinhos – produzidos na Padaria Mangai – recheados com queijo coalho, queijo de manteiga derretido e carne de sol com nata.
O Mangai dispõe ainda de uma buffet de sobremesas – que é simplesmente divino – com cocadas quentinhas, doce de leite e para a felicidade dos chocólatras, muito chocolate.
O destaque do Mangai é o ambiente agradável e bem familiar, levando em consideração que Manaíra é um bairro residencial. Os garçons e garçonetes trabalham caracterizados de Lampião e Maria Bonita e a casa – que fabrica praticamente tudo o que comercializa – vende frutas, doces caseiros, pães e souvenires para levar de lembrancinha do lugar.
Rodizio de camarão e outros frutos do mar? Acertou em cheio se escolher a Canoa dos Camarões. O restaurante fica de frente para a praia de Manaíra, é bem aconchegante e a todo momento os garçons – que são muito atenciosos e gentis – passam na mesa oferecendo diferentes tipos de pratos típicos e frutos do mar a rodo.
O rodizio começa às 11h e vai até as 15h. Além do buffet, o restaurante também dispõe de pratos à la carte – fique atento pois o restaurante está sempre fazendo promoções e descontos.
A noite de João Pessoa não é muito agitada, então caso queira algo mais casual para curtir com os amigos, o Bar do Cuscuz é uma boa opção. O ambiente é bem rústico, confortável, com diversas TVs, possui mesas e lounges para 10 pessoas, e o melhor de tudo: de frente para a praia de Cabo Branco.
O próprio cardápio é uma gracinha, repleto de desenhos do restaurante e de coqueiros. Dentro existe uma variedade de opções a serem pedidas, são petiscos e porções, pratos à la carte, doces e sobremesas e bebidas.
Um dos mais pedidos da casa é a carne de sol ao queijo. Para quem curte comida forte e bem temperada, uma boa opção é a carne de sol de picanha ao queijo do reino – aquele bem amarelinho por dentro e cor de rosa por fora.
Para completar a porção – que serve até 3 pessoas – experimente a caipirinha de seriguela.
A Churrascaria Sal e Brasa é muito conhecida no Nordeste, são 7 unidades em cada capital – Aracaju, João Pessoa, Natal, Recife, Salvador, São Luís e Maceió.
Em João Pessoa, a casa fica localizada no distrito de Bessa, bem próxima a uma pracinha enorme e serve um rodizio completo com mais de 25 tipos de carnes e buffet bem variado – com peixes, muito camarão, saladas, frios, e pratos quentes. Além disso tudo, ainda há uma área especial para sushis e outras delicias da mesa japonesa.
Não deixe de pedir para experimentar a carne de sol de angus e a deliciosa shoulder steak – um pedaço de carne tão macio quanto filé mignon e até mais saboroso.
Depois, o Carrinho de Sobremesas vai passar e você poderá escolher entre pudim, mousses, bolos e pavês.
O Sal e Brasa se destaca pela qualidade dos alimentos que são muito bem temperados e pelo excelente atendimento e gentileza com os clientes.
Quer comer bem e pagar um preço bem acessível? O Restaurante Maré Alta proporciona tudo isso. O self-service oferece diversas saladas, pratos quentes, carnes e muito peixe. Ele funciona apenas no horário do almoço, ficando aberto até às 15h, mas logo logo ele será aberto para jantar com pratos á la carte.
Texto e imagens por: Carolina Berlato