Onde comer em Amsterdã? Nas vezes anteriores que fui a Amsterdã, esbarrei na tarefa de achar bons restaurantes. Durante algum tempo, a cidade carregou a fama de comida-pesada-nórdica. Mas de tempos pra cá, pularam por todos os lados restaurantes sedutores em hoteis renomados, cafés com torras na hora e sandubas gourmet, e bistrôs aconchegantes com ingredientes da horta. Por isso, tomei pra mim a tarefa de fazer uma peregrinação gastronômica e trazer para vocês essas dicas de Amsterdã.
É o restaurante do hotel onde ficamos, o Pulitzer, e pra mim foi uma das melhores experiências. O restaurante funciona com dois ambientes: do lado de fora, com agradáveis mesinhas à beira do canal numa das 9 streets, e dentro do salão, com num ambiente mais elegante e contemporâneo.
O restaurante tem um menu no almoço e outro no jantar, por onde desfilam sandubas gourmets, ovos pochê, burradas, carnes e peixes sob a batuta do chef Cassidy Hallman. Fomos de couve flor com cogumelos e também de burrata no almoço, e salmão com arroz negro de principal. A sobremesa foi um torta incrível de chocolate fondant.
Endereço: Hotel Pulitzer. Reestrat 8.
A experiência gastronômica no De Kas é uma das mais incríveis de Amsterdam. A filosofia do restaurante é que comida boa é aquela feita com ingredientes sempre frescos, por isso, ele tem sua própria horta e as mesas ficam em um espaço que recria uma estufa. O menu muda todos os dias, de acordo com os ingredientes disponíveis no dia e um curso com três pratos custa € 49,95.
Endereço: Kamerlingh Onneslaan 3, 1097 DE
9 Streets
Não é um restaurante, mas sim 9 ruazinhas no coração de Amsterdam (onde ficam o Janz e o Hotel Pulitzer) que reúnem bons lugares para comer, comprar e bater perna. Ela fica ainda mais linda no final do dia, com as luzes acessas. A dica é explorar as muitas opções de restaurantes principalmente aqueles escondidos. Dois que são incríveis são o De Struisvogel, e o Restaurant Vinkeles, de influência francesa.
Comida de mãe é única, e é nesse conceito que o Moeders (mães em holandês) trabalha seus pratos. É o restaurante perfeito para experimentar receitas clássicas do país, feitas de forma artesanal e com ingredientes sempre frescos. O diferencial fica também pela decoração, com diversas quadros pendurados na parece, com fotos de mães que já passaram pelo lugar. É uma experiência única.
Endereço: Rozengracht 251, 1016 SX
Se quiser explorar uma culinária diferenciada, aposte no asiático MOMO. O lugar, com decoração contemporânea e divertida, serve diferentes postas de peixe, frutos do mar e uma variedade grande de drinks. É uma ótima pedida para ir também nos finais de semana, quando a movimentação é maior e há DJ.
Endereço: Hobbemastraat 1, 1071 XZ
O The Dylan é o restaurante e bar do hotel de mesmo nome que é um dos pontos mais descolados para um jantar entre amigos ou até mesmo famílias com criança. Quem quiser pratos são variados, com opções internacionais e nacionais, deve optar pelo Restaurant Vinkeles, mas se quiser drinks e petiscos variados, aposto no Bar Brasserie OCCO.
Endereço: Keizersgracht 384 | Dylan Hotel, 1016 GB
Hoteis em Amsterdã: onde se hospedar
Tenho dois hotéis que gosto muito em Amsterdã.
São muitas as opções de hotéis no centro de Amsterdã.
- Pulitzer Amsterdam – é um hotel de luxo que faz parte da coleção Preferred Hotels, e fica nas 9 Streets. Ele ocupa 25 casas do XVII e XVIII, restauradas e interligadas, é é um hotel family friendly que tem, entre outras facilidades, bar, restaurante, passeio de barco. Os quartos têm vista par a canal ou para o pátio interno, um lindo jardim.
- NH Collection Amsterdam Doelen – Outro belíssimo, às margens do Amstel e a poucos passos da Dam Square. O hotel foi reformado recentemente, e tem quartos espaçosos e bem decorados.
Sobre Seguro Viagem para a Europa:
O seguro viagem é indispensável para qualquer destino fora do Brasil, ainda mais para a Europa, que exige a contratação da cobertura mínimo de € 30.000 euros por pessoa. Para essa viagem, usamos a GTA assist, pois ela já está a anos no mercado, com rede credenciada de hospitais.
Chip internacional internet ilimitada:
Nós usamos sempre o chip da easysim4u. Acho ele prático porque você compra pelo site e ele é entregue na sua casa, já configurado. Você só precisa chegar no destino e colocá-lo no celular. Além disso, acho que o preço compensa.
Leia mais posts do Juju na Trip com dicas de Amsterdã
O que fazer em Amsterdã em janeiro